20 países da UEFA nunca se qualificaram para um Europeu no século XXI

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
20 países da UEFA nunca se qualificaram para um Europeu no século XXI
A Noruega é um dos 20 países da UEFA que não estiveram num Europeu neste século
A Noruega é um dos 20 países da UEFA que não estiveram num Europeu neste séculoAFP
Com os play-offs finais, ficaram decididas as três últimas equipas a qualificarem-se para o Euro-2024. A Geórgia estará presente pela primeira vez numa fase final, depois de ter vencido a Grécia nos penáltis. Das 55 nações sob a égide da UEFA, há 20 que nunca se qualificaram para o Euro no século XXI.

Entre eles, encontram-se os estados de Liechtenstein, São Marino, Andorra, Gibraltar e Luxemburgo, sendo que apenas o último fez progressos nos últimos anos. Os luxemburgueses terminaram em terceiro lugar no seu grupo de apuramento e tiveram a oportunidade de ir ao Euro através do play-off da Liga das Nações, mas foram derrotados por 2-0 pela Geórgia e foram eliminados.

Malta e Ilhas Faroé são dois outros países para os quais a participação no Euro-2024 não está prevista num futuro próximo, tal como acontece com Chipre.

Luxemburgo conseguiu resultados assinaláveis
Luxemburgo conseguiu resultados assinaláveisFlashscore

Os países bálticos, Lituânia e Estónia, também não participaram no Europeu no século XXI, tendo apenas a Letónia chegado à edição de 2004. A Bielorrússia é outro país que não participou numa fase final de um Campeonato da Europa.

Vários países asiáticos e do Médio Oriente estão também sob a alçada da UEFA. O Azerbaijão, a Arménia, o Cazaquistão e Israel também não se conseguiram qualificar para o Euro nos últimos 24 anos.

A República da Moldávia teve uma campanha de qualificação muito melhor do que o esperado, tendo ficado perto de um desempenho histórico, mas terminaram o grupo em 4.º lugar, depois de perderem o jogo decisivo com a República Checa (0-3).

Na região dos balcãs, a registar as ausências de Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Kosovo.

De longe, a nação mais importante que não se qualificou para um Europeu no século XXI foi a Noruega. Apesar de ter atualmente uma geração de jogadores de topo, como Erling Haaland e Martin Ødegaard, os noruegueses não se qualificaram para outra fase final, depois de terem ficado em terceiro lugar num grupo que incluía a Espanha e a Escócia.