Após sorteio da Liga das Nações: Nagelsmann só pensa no Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após sorteio da Liga das Nações: Nagelsmann só pensa no Euro-2024

Para Nagelsmann, o Euro-2024 é a principal prioridade
Para Nagelsmann, o Euro-2024 é a principal prioridadeProfimedia
A seleção alemã de futebol tem tarefas interessantes na Liga das Nações, mas o foco está todo noutro lado.

No seu encontro obrigatório em Paris, Julian Nagelsmann não se importou com o sorteio da Liga das Nações. E porque não? Por um lado, o selecionador nacional da Alemanha não se deixará distrair, tendo o Campeonato da Europa que se realiza em casa no verão, mesmo no elegante centro de conferências "Maison de la Mutualite".

Por outro lado, Nagelsmann nem sequer sabe se ainda estará no cargo quando a quarta edição da Liga das Nações começar, em setembro.

Sorteios interessantes na Liga das Nações

Países Baixos, Hungria e Bósnia-Herzegovina são os adversários que calharam em sorte, no sorteio às margens do Sena, esta quinta-feira, com a Alemanha a jogar na primeira divisão da Liga A em setembro, outubro e novembro. Os recém-criados quartos de final da Liga A terão lugar em março de 2025 e a Final Four em junho do próximo ano.

"É um grupo interessante, com bons jogos", disse Nagelsmann.

"Já estamos preparados para os Países Baixos, que enfrentaremos em março. Mas o mais importante é um bom Campeonato da Europa", sublinhou o selecionador alemão.

54 dos 55 países da UEFA foram sorteados esta quinta-feira, entre o Louvre e Notre Dame, com apenas a Rússia ainda excluída devido à guerra contra a Ucrânia. A Inglaterra não esteva presente no sorteio A: os campeões do mundo de 1966 foram relegados da terceira fase da competição, terminando no último lugar do seu grupo, atrás da Itália, Hungria e Alemanha.

Undav na lista de Nagelsmann

Nagelsmann tem outras coisas em mente no momento. A última exibição da sua seleção em Viena, contra a Áustria (0-2), foi negativa, e o duelo com a Turquia antes disso (2-3) não foi propriamente uma faísca de euforia. No final de março, o programa inclui testes de resistência contra a França, em Lyon, e contra os Países Baixos, em Frankfurt/Main.

Estes são os últimos jogos internacionais antes de o selecionador nacional ter de nomear a sua equipa para o Campeonato da Europa, para a qual o avançado do Estugarda, Deniz Undav, está atualmente a fazer um grande esforço.

Há rumores de que Nagelsmann já o informou da sua nomeação para março. O selecionador nacional tem Undav "na sua lista", garantiu o diretor desportivo da DFB, Völler: "Posso revelar isso. Ele merece-o".

Preparação para o Campeonato da Europa

As coisas tornam-se realmente sérias no final de maio. De 26 a 31 de maio, Nagelsmann convidará a sua equipa nacional para um estágio de seis dias nos arredores de Weimar, no âmbito da sua preparação imediata.

O luxuoso "Spa- und GolfResort Weimarer Land" oferece tudo o que Nagelsmann aprecia, mas foi escolhido sobretudo para integrar melhor a Alemanha de Leste no torneio.

A equipa alemã seguirá depois para sul, para Herzogenaurach, onde se instalará nos seus aposentos do Campeonato da Europa com o seu parceiro Adidas. Antes da estreia no Campeonato da Europa, contra a Escócia, a 14 de junho, serão agendados dois outros testes, um dos quais provavelmente muito próximo, em Nuremberga. Os outros adversários da fase de grupos do Campeonato da Europa são a Hungria (19 de junho/Estugarda) e a Suíça (23 de junho/Frankfurt).

A Liga das Nações ainda está muito longe em todos os aspetos.