Grupo J: Eslováquia vence Islândia (4-2) e está no Euro, Luxemburgo humilha (4-1) Bósnia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grupo J: Eslováquia vence Islândia (4-2) e está no Euro, Luxemburgo humilha (4-1) Bósnia
Lukáš Haraslín fez dois dos quatro golos da Eslováquia diante da Islândia
Lukáš Haraslín fez dois dos quatro golos da Eslováquia diante da IslândiaAFP
Uma atuação para mais tarde recordar de Lukáš Haraslín garantiu o lugar da Eslováquia na fase final do Campeonato da Europa de 2024, após uma vitória por 4-2 sobre a Islândia no Estádio Tehelné Pole, esta quinta-feira, juntando-se a Portugal nas seleções apuradas, de forma direta, do Grupo J. Já o Luxemburgo pôs fim a uma série de três jogos sem vencer, ao derrotar a Bósnia e Herzegovina por 4-1.

Eslováquia 4-2 Islândia

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sabendo que apenas uma vitória na capital eslovaca lhes daria alguma hipótese de obter a qualificação automática para o Europeu do próximo ano - além de vencer Portugal na quarta-feira -, a Islândia deu um enorme passo para cumprir a sua missão quase impossível pouco depois do quarto de hora. Orri Óskarsson, que entrou na equipa de Åge Hareide depois de ter estado no banco de suplentes na vitória por 4-0 sobre o Liechtenstein, no mês passado, retribuiu a confiança depositada pelo treinador, ao antecipar-se instintivamente a Denis Vavro para cabecear a bola ambiciosa de Victor Pálsson e passar por Martin Dúbravka, fazendo o 1-0 aos 17 minutos.

Por outro lado, a anfitriã Eslováquia sabia que evitar a derrota seria suficiente para se qualificar, ao lado do líder do Grupo J, Portugal, graças ao seu melhor histórico de confrontos com o Luxemburgo.

Juraj Kucka subiu mais alto do que o seu marcador e cabeceou com autoridade um canto cobrado por Lukáš Haraslín, que passou pelo guarda-redes islandês Elías Rafn Ólafsson e pelo defesa que estava a cobrir a linha de golo, aos 30 minutos, fazendo o 1-1.

A nove minutos do intervalo, os anfitriões viraram o jogo, com Ondrej Duda a marcar de penálti, depois de o VAR ter recomendado ao árbitro Craig Pawson a marcação do castigo máximo a favor dos anfitriões, na sequência de uma falta desastrada de Kristian Hlynsson sobre o médio do Hellas Verona.

Determinada a evitar qualquer dor de cabeça no final do jogo, a Eslovénia resolveu a partida logo aos dois minutos da segunda parte, quando Haraslín correu com a bola nos pés e deixou o defesa central islandês Victor Pálsson na dúvida sobre o caminho a seguir, antes de o homem do momento desferir um remate temível, que passou por Ólafsson e entrou no canto da baliza, aos 47'.

Oito minutos mais tarde, Haraslín marcou o quarto golo para os Falcões, ao fazer uma cópia do seu primeiro golo da noite, com um remate sublime que deixou Ólafsson sem qualquer hipótese de defesa, aos 55 minutos.

O suplente Andri Guðjohnsen marcou o golo de consolação para a Islândia, depois de ter estado em campo menos de 60 segundos, com um remate certeiro à queima-roupa, de um canto de Jóhann Berg Guðmundsson, aos 74 minutos. O golo de Guðjohnsen acabou por não ter qualquer impacto no resultado final, uma vez que a vitória completa a dobradinha da Eslováquia no confronto com os islandeses, antes do último jogo do Grupo J, na Bósnia e Herzegovina, no domingo.

Entretanto, a Islândia terá agora de contar com o "play-off" para determinar se vai disputar a segunda fase final de sempre de um Campeonato da Europa.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Luxemburgo 4-1 Bósnia

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A equipa da casa entrou neste jogo a precisar desesperadamente de uma vitória, para manter vivas as suas esperanças de terminar nos dois primeiros lugares, e os Red Lions precisaram apenas de seis minutos para se colocar na frente, quando Mathias Olesen cabeceou para a baliza o cruzamento de Florian Bohnert, aos 6 minutos.

As coisas ficaram ainda melhores para a equipa da casa pouco antes da marca da hora, quando o árbitro Andre Treimanis lhes concedeu uma grande penalidade, depois de Amir Hadžiahmetović ter derrubado Leandro Barreiro na área. O penálti foi convertido por Gerson Rodrigues, que disparou um tiro de pé direito alto para o meio da baliza, fazendo o 2-0 aos 30 minutos.

O início da segunda parte foi idêntico ao da primeira, com a equipa de Luc Holtz a entrar a todo o gás, e quase marcou o terceiro três minutos após recomeço, quando o cruzamento de Rodrigues encontrou Olesen. No entanto, o seu remate à queima-roupa foi travado de forma fenomenal por Nikola Vasilj.

A resistência da Bósnia, no entanto, não durou muito tempo, pois pouco depois sofreram o 3-0, com o cruzamento de Dirk Carlson da esquerda a bater nas costas do defesa Nihad Mujakić e a entrar na sua própria baliza, aos 55 minutos. A Bósnia conseguiu recuperar um golo no final da partida, através de um cabeceamento à queima-roupa de Renato Gojković a partir de um cruzamento de Haris Hajradinović, aios 90+3 minutos, mas o Luxemburgo restabeleceu de imediato a vantagem de três golos através de Gerson Rodrigues, que enterrou enfaticamente para o canto inferior esquerdo a partir da borda da área, aos 90+5'.

Embora a exibição dos anfitriões tenha sido impressionante, o resultado em nada contribui para aumentar as suas hipóteses de garantir um lugar na Alemanha no próximo verão, uma vez que já não podem terminar entre os dois primeiros, na sequência da vitória da Eslováquia por 4-2 sobre a Islândia.

Assim, a última esperança do Luxemburgo de se qualificar para a sua primeira grande competição é o play-off, graças ao seu bom desempenho na Liga das Nações.

Apesar do seu desempenho relativamente fraco durante esta fase de qualificação, a Bósnia vai juntar-se a eles, embora tenha de apresentar dois desempenhos muito mais fortes para chegar à fase final.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore