Celta, Cádiz, Getafe, Valência e Almería conseguem a tão esperada manutenção

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Celta, Cádiz, Getafe, Valência e Almería conseguem a tão esperada manutenção
Dois golos de Embarba salvaram o Almería
Dois golos de Embarba salvaram o AlmeríaAFP
A noite deste domingo foi de muitas emoções em diferentes pontos de Espanha. Seis equipas partilhavam o mesmo desejo e cinco delas iam poder festejar. O Real Valladolid, incapaz de vencer o seu jogo, está condenado à despromoção.

Celta de Vigo

O Celta de Vigo, de Carlos Carvalhal que tinha dificultado muito a sua vida com uma série de resultados desastrosos, recebia um Barcelona bipolar desde que se sagrou campeão da LaLiga. O Celta de Vigo era um dos piores candidatos à vitória, mas um jovem chamado Gabri Veiga confirmou que está destinado a grandes feitos na próxima década com dois golos cruciais. Ansu Fati marcou um golo na segunda parte, mas tudo não passou de um pequeno susto para os galegos.

A noite foi relativamente tranquila em Balaídos, mas os nervos dos adeptos ficaram à flor da pele quando Frank Kessié abriu o marcador. Felizmente para a equipa da casa, o golo foi anulado. Os adeptos puderam comer a sua sanduíche com mais calma graças ao jovem internacional espanhol, que marcou três minutos antes do intervalo. Pouco depois do intervalo, marcou um golaço para delírio dos adeptos.

Tudo o que aconteceu no Celta-Barça

Cádiz

Os amarelos estavam numa posição muito boa para alcançar a manutenção e em nenhum momento estiveram atrás no marcador, por isso estiveram na Primera durante toda a noite. É verdade que enfrentaram um adversário muito incómodo que estava pronto para fechar a época 2022/23 da melhor forma possível, uma sensação que não é de todo nova depois do que vimos nos últimos meses de competição.

Gonzalo Escalante fez o 1-0 logo no início de uma partida frenética, com o Elche a ver dois golos anulados na sequência (a Tete Morente e Randy Nteka). No final da segunda parte, aos 71 minutos, os franjiverdes deram uma pequena alegria aos seus adeptos através de Lucas Boyé, um golo que não mudou nada. Assim, a equipa da casa despediu-se da elite e a equipa de Tacita de Plata confirmou a sua continuidade por pelo menos mais uma temporada.

O melhor do Elche-Cádiz, no Flashscore

Classificação definitiva da LaLiga
Classificação definitiva da LaLigaFlashscore

Getafe

O Getafe também dependia de si mesmo para se manter na Primeira Divisão, mas enfrentava o 18.º classificado, portanto estava longe de ter um dia tranquilo. O Real Valladolid poderia ter marcado várias vezes, mas David Soria e companhia seguraram um ponto que valeu ouro. Sem o lesionado Enes Ünal, a equipa da capital conseguiu um jogo muito difícil. Um golo do Pucela teria mudado tudo.

Os Azulones alcançaram o seu objetivo sob o comando de José Luis Bordalás, que chegou como uma solução de emergência para assumir o comando de um plantel que conhecia bem. Trabalho feito. Parecia uma aposta segura e assim tem sido, embora tenham tido de lutar até ao último momento da competição para certificar o que parecia mais distante no passado, quando Quique Sánchez Flores ainda lá estava, com dificuldades desde o início.

Foi assim que o Flashscore viu o jogo Valladolid-Getafe

Valência

As hipóteses de cair no poço eram mínimas, mas o facto de um clube como o Valência ter chegado a uma situação tão dramática é um fracasso retumbante. Bastava conseguir um ponto para não ter de procurar outro lugar, embora tivesse de ser uma carambola que parecia improvável, como mostravam os grandes dados. A equipa de Turia, no entanto, termina a época 2022/23 dois lugares acima do Valladolid, já na divisão de prata.

A partida não poderia ter começado pior para a equipa de Rubén Baraja, já que Ayoze Pérez fez o 1-0 poucos segundos depois do pontapé de saída no Benito Villamarín. Em desvantagem no marcador durante grande parte do jogo, os visitantes empataram através do canterano Diego López, que voltou a estar em destaque. O jogador deu lugar a Yunus Musah a menos de um quarto de hora do fim do jogo e foi expulso logo após entrar em campo.

Todas as estatísticas do Real Betis-Valencia no Flashscore

Almería

Não parecia tão difícil, mas situações diferentes fizeram com que ficasse na zona vermelha da classificação por alguns minutos. A equipa de Almeria assumiu a liderança contra uma equipa já despromovida que mostrou as suas garras e procurou a vitória. O início do jogo foi grotesco (um minuto com os 22 jogadores parados como protesto dos catalães contra as últimas decisões da arbitragem) e não faltaram bolas de ténis e de praia, atiradas para fazer barulho.

O Espanhol dominou o marcador em duas ocasiões depois de ter estado em desvantagem e causou muitos nervos na equipa liderada por Francesc Rubi, que regressou à sua antiga casa, tal como Adrián Embarba, protagonista com um bis decisivo para mudar o rumo de um jogo que, apesar de ter seis jogadores envolvidos, parecia estar concentrado em duas equipas. Javi Puado e Luca Koleosho, autores dos golos dos donos da casa.

Todos os melhores momentos do Espanhol-Almería no Flashscore