Não será um videojogo, mas é quase: o que LaLiga promete com as inovações audiovisuais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não será um videojogo, mas é quase: o que LaLiga promete com as inovações audiovisuais

LaLiga revela uma revolução digital nas suas transmissões
LaLiga revela uma revolução digital nas suas transmissõesLaLiga
LaLiga prometeu uma revolução digital para a época 2023/24, que se refletirá especialmente nas transmissões televisivas. Mais e maiores gráficos, estatísticas com a tecnologia "stop motion", esquemas de cores personalizados para cada clube e muito mais.

Os gráficos serão objeto de uma mudança que os tornará muito mais dinâmicos e vivos. Trata-se de uma revisão completa do pacote gráfico, uma alteração que afetará, entre outros, o ecrã em direto, a parte inferior e o painel de avaliação.

O objetivo geral das alterações implementadas na transmissão é poder mostrar novas perspetivas e ângulos que, enriquecidos com informações, resultarão numa experiência de visualização muito mais envolvente.

Em termos gerais, a emissão passará dos tons escuros, pretos e grafite das últimas épocas para cores vivas, especialmente a nova cor corporativa, o vermelho coral próprio da LaLiga, que passará a ganhar destaque durante as transmissões, dando uma mudança drástica à experiência televisiva. Além disso, estará disponível uma personalização cromática para cada um dos 42 clubes durante momentos especiais dos jogos, como os golos.

Novos planos imersivos

No que diz respeito às câmaras, haverá uma mudança na forma como serão utilizadas, procurando novos planos que introduzam ainda mais o adepto no jogo. Algumas destas novidades são a sua localização nas bancadas, para tentar aproximar os jogadores dos adeptos; a localização da câmara aérea, que será colocada ainda mais abaixo, para poder dar imagens de penáltis e faltas por trás do jogador, e a câmara de cinema, que será utilizada no interior dos túneis.

As novas óticas, juntamente com o grafismo, visam gerar uma mudança na transmissão que dará uma imagem renovada, rejuvenescida e muito mais dinâmica. Esta nova imagem, em termos gerais, será muito mais semelhante à do EA SPORTS FC, com referências ao videojogo sempre que a tecnologia o permita.

Um exemplo disso são os gráficos estatísticos de realidade aumentada. O objetivo é reproduzir os do videojogo, tanto visualmente como em termos de ângulo de câmara. Além disso, as métricas de desempenho das transmissões serão melhoradas graças à tecnologia de Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática do Microsoft Azure, no âmbito do projeto de estatísticas avançadas Beyond Stats da LALIGA e da Microsoft.

Estes gráficos seguirão a tendência atual do flat design, um estilo de design baseado em gráficos sem relevo. Desta forma, haverá uma coexistência harmoniosa dos gráficos tradicionais 2D e 3D, o que trará dinamismo à emissão.

Gráficos mais vivos e dinâmicos

A transformação a que serão submetidos os gráficos dos jogos será mais viva e dinâmica, e pode ser resumida nos seguintes aspetos:

Aplicação da técnica de stop motion, que se verá na apresentação das estatísticas. Graças a ela, veremos a imagem dos jogadores em várias posições e atitudes, o que dará vivacidade aos próprios futebolistas. Os jogadores podem ser vistos na imagem tradicional com os braços cruzados, mas também numa atitude de celebração e a acenar.

O tamanho dos gráficos aumenta, com o objetivo de conseguir uma certa visibilidade noutros tipos de dispositivos para além dos televisores, como telemóveis e tablets.

Personalização das cores: Cada equipa terá o seu próprio código de cores, primário e secundário, que personalizará os gráficos em ações especiais que ocorram no campo.

Painel de avaliação online: o seu formato vai mudar, passando a ser maior e mais dinâmico, adaptando-se a situações específicas, como um golo, onde será alargado para poder mostrar mais informação.

Serão incluídos novos gráficos de realidade aumentada, e os já existentes - como os jogadores em campo no início do jogo ou nos cantos - mudarão de design.