Real Sociedad e Girona empatam (2-2) e luta pela Europa está viva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Real Sociedad e Girona empatam (2-2) e luta pela Europa está viva
Kubo fez uma grande partida diante do Girona
Kubo fez uma grande partida diante do GironaAFP
Os homens de Imanol Alguacil, vítimas da ansiedade causada pela passagem do tempo, deixaram escapar um jogo que tinham nas mãos com uma vantagem de dois golos. O Girona, com uma abordagem corajosa, teve dificuldades na primeira parte, mas, na segunda, encontrou um sistema eficaz que lhe permitiu resgatar um empate em San Sebastián.

Recorde as incidências da partida

Onzes iniciais e notas dos jogadores
Onzes iniciais e notas dos jogadoresFlashscore

O facto de Villarreal, Betis, Athletic e Osasuna estarem a assistir a um jogo da Real Sociedad é um sintoma da natureza esquizofrénica do jogo dos azuis e brancos. O jogo deste sábado era crucial na corrida para a Europa. O resultado, sem dúvida, era a única coisa que importava. O jogo, talvez, tenha ficado para trás. Pelo menos para o Girona. O Real, perante o seu público, não pode expor as suas fraquezas em nenhum aspeto, tática ou matematicamente.

O jogo foi uma exibição de bom futebol. De ponta a ponta, de um constante dar e receber que, por vezes, gerou dores no pescoço dos espectadores.

O início do jogo pode ser traduzido numa palavra: emocionante. A pressão sufocante da Real Sociedad deixou o Girona desconfortável. Sem a bola nos pés, os catalães pareciam confusos. Por cada um dos seus homens, havia dois ou três Txuri-urdines. Os comandados de Imanol Alguacil foram recompensados pela sua intensidade logo aos três minutos.

Kubo (21 anos), uma das grandes figuras do jogo, fez um sprint, conduziu a bola, cabeceou para a área e Riquelme, ao tentar travá-lo, derrubou-o. Figueroa Vázquez assinalou grande penalidade, Oyarzabal cobrou o penálti e, com eficácia, bateu Gazzaniga (31) para fazer o 1-0.

O golo não abrandou o ritmo da Real Sociedad. De facto, a equipa da casa continuou a pressionar o Girona, o que fez com que o adversário parecesse um corpo estranho em campo. A equipa de Michel, habituada a brilhar com versatilidade, foi apanhada na armadilha pela equipa de Imanol Alguacil, que chegou ao segundo golo aos 24 minutos, quando Kubo, mais uma vez, liderou uma jogada pela esquerda que terminou num cruzamento. A bola, enviada para o poste mais distante, caiu nos pés de David Silva , que, como sempre, finalizou com classe em frente à baliza de Gazzaniga .

O Real estava a dominar à vontade. Com e sem bola. Pressionando, ou orquestrando jogadas com a distribuição da bola como ponto de partida. Foi então que uma ação individual de Yan Couto, aos 36 minutos, levantou o ânimo do Girona. O brasileiro fez um remate à entrada da área que deixou Remiro sem hipóteses de resposta e fez o 2-1.

O golo do Girona funcionou como um antes e um depois. O Girona aproveitou a desconexão do Real para marcar o ritmo do jogo. De tal forma que, aos 45+3 minutos, Stuani, até então desaparecido em San Sebastian, marcou de cabeça o 2-2 com que os protagonistas se retiraram para o balneário.

Gazzaniga, herói no final

Na segunda parte, como era de esperar, a intensidade baixou . Depois de 45 minutos emocionantes, o ritmo abrandou gradualmente. Com as pernas cansadas, os erros individuais começaram a cobrar o seu preço. Gazziniga, por exemplo, falhou por pouco um remate à baliza. David Silva, por sua vez, fez uma bela finta que deixou Arnau nas covas. Oyarzabal tentou provocar uma nova grande penalidade e acabou por receber um cartão amarelo por simulação.

Já perto do fim, Gazzaniga defendeu um remate do flanco esquerdo, que quase deixava o Real com a vantagem nas mãos. O cansaço foi evidente na reta final e, ao fim de 90 minutos elétricos, o Tuxi-Urdu e o Girona assinaram um empate 2-2 com sabor a futebol puro .

Aos 86 minutos, Oriol Romeu (31 anos) recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Apesar de ter um homem a mais, a Real Sociedad não aproveitou o seu homem extra e, vítima da ansiedade gerada pelo passar do tempo, perdeu a oportunidade de marcar o terceiro golo do jogo em várias ocasiões.

Com o resultado, a Real Sociedad mantém-se no quarto lugar da LaLiga, com 64 pontos. Já o Girona sobe para o sétimo lugar com 48 pontos e, por enquanto, deixa o Athletic fora da Europa.

Classificação da LaLiga
Classificação da LaLigaFlashscore