Veja as 10 principais revelações da temporada 2022/23 da LaLiga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja as 10 principais revelações da temporada 2022/23 da LaLiga

Gabri Veiga é uma das estrelas da LaLiga
Gabri Veiga é uma das estrelas da LaLigaProfimedia
Numa lista que podia ter incluído muitos outros candidatos, como Samu Chukwueze ou Brais Méndez - ambos algo intermitentes no seu desempenho -, o Flashscore compila os jogadores que mais surpreenderam esta temporada em Espanha.

Takefusa Kubo

O jogador japonês teve uma série de empréstimos, alguns mais bem-sucedidos do que outros, mas em nenhum destino foi capaz de se destacar tanto quanto na Real Sociedad. Já o tinha feito antes em Maiorca, sobretudo na primeira vez que chegou à ilha, e esteve em segundo plano tanto no Getafe como no Villarreal. Foi um dos principais jogadores de Imanol Alguacil e terminou a atual edição da Liga espanhola com nove golos e quatro assistências, números espetaculares.

Kang-In Lee

Falamos de outro asiático que brilhou e deverá estar a caminho do Paris Saint-Germain. Melhorou substancialmente o seu contrato na capital francesa e poderá lutar por títulos, ao contrário do que aconteceu nas Ilhas Baleares, onde foi um craque. Tinha sido um jogador de pouco brilho e talvez irregular, mas a verdade é que conseguiu uma grande continuidade durante a época 2022/23. Os seus números no campeonato foram mais do que notáveis (seis golos e seis assistências).

Kang-In é uma referência na sua seleção nacional
Kang-In é uma referência na sua seleção nacionalJUNG YEON-JE / AFP

Isi Palazón

Um dos culpados por o clube de Vallecas ter sonhado em cruzar-se com o Liverpool nas competições europeias. Aos 24 anos, estava na extinta Segunda B e hoje é peça fundamental de uma equipa de meio da tabela na elite. É um dos mais queridos do adeptos e este ano deu um passo em frente em relação à época anterior (9G e 5A contra 2G e 4A). Há anos que, desde a sua carreira na categoria inferior, não alcançava registos tão bons.

Gabri Veiga

É a esperança do Celta de Vigo para os próximos anos, embora a cláusula de 40 milhões de euros seja bastante acessível para os grandes tubarões do mercado. Ligado ao Real Madrid e a outros gigantes europeus, está a aproveitar a passagem pelos sub-21 antes de dar o passo final para a equipa principal, que ainda está longe. Marcou dois golos fantásticos e decisivos contra o Barcelona, pondo fim a um longo período de seca. Sem ele (11G e 4A), os celestes teriam quase de certeza sido despromovidos para a segunda divisão.

Números de Gabri Veiga
Números de Gabri VeigaFlashscore

Arnau Martínez

Foi um dos grandes nomes da equipa do Girona que conseguiu a subida de divisão, mas há uma grande diferença de um campeonato para outro e não seria o primeiro caso de um jogador que sofreu uma mudança acentuada de nível. O lateral-direito, internacional sub-21 sob o comando de Santi Denia, impôs-se no flanco direito apesar da curta experiência e é um sério candidato a substituir Dani Carvajal ou Jesús Navas quando a inevitável mudança de geração chegar.

Alejandro Balde

Já era um aviso desde a época anterior, mas a confirmação chegou meses depois, sobretudo quando substituiu Jordi Alba como titular no flanco esquerdo. Participou também no Campeonato do Mundo do Catar e parece ter convencido Luis de la Fuente - jogou os 90 minutos contra a Noruega - de que deve ter um lugar na seleção nacional. Aos 19 anos, o Barcelona tem um defesa para muitos e muitos anos. As seis assistências na Liga são a prova de um jogador de grande qualidade.

Número de Balde na LaLiga
Número de Balde na LaLigaFlashscore

Rodrigo Riquelme

Emprestado pelo Atlético de Madrid ao Girona, mostrou que é demasiado pequeno para a segunda divisão e que precisa de competir na elite. O seu futuro é incerto, mas conquistou um lugar no plantel de Diego Pablo Simeone. É um dos titulares da equipa de sub-21 e, ainda com margem de progressão (4G e 4A), tornou-se uma agradável surpresa. O afeto de Montilivi, que quererá voltar a tê-lo, está garantido.

Fernando Martinez

É o único guarda-redes que conseguiu entrar sorrateiramente nesta lista. Tão bom e linear foi o seu desempenho que foi mantido na baliza apesar da chegada de Fernando Pacheco, que quebrou todas as previsões. É, sem dúvida, o responsável pelo facto de o Almería ter conseguido a tão esperada salvação, não sem sofrimento por ter de esperar até à última jornada. Vale a pena recordar que o Almería estreou-se na Primera em agosto e regressará à divisão de ouro dentro de algumas semanas.

Números de Fernando Martinez
Números de Fernando MartinezFlashscore

Nicolas Jackson

Quase foi vendido para a Premier League (Bournemouth) na janela de transferências de inverno, mas uma reviravolta fez com que continuasse em Espanha. Circunstâncias diferentes fizeram com que Quique Setién recorresse a ele e o resultado não podia ter sido melhor. Marcou nove golos nos últimos oito jogos do campeonato, um excelente final de época para deixar os candidatos à Liga dos Campeões na Liga Europa, o que também representa uma melhoria em relação à última época (Liga Conferência).

Taty Castellanos

Nunca tinha estado em tantas primeiras páginas como quando marcou um inesquecível hat-trick contra o Real Madrid. Os blancos sofreram o castigo de um avançado que se adaptou lindamente a Espanha e se impôs como titular à frente do respeitado e badalado Cristhian Stuani. Emprestado pelo New York City, o seu futuro ainda não está resolvido - pode passar por Lisboa -, embora os 12 golos na LaLiga sejam um excelente cartão de visita.