Análise: Porque é que todos os grandes clubes da Europa andam atrás de Rayan Cherki?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Porque é que todos os grandes clubes da Europa andam atrás de Rayan Cherki?
Rayan Cherki em ação pela equipa de sub-21 de França
Rayan Cherki em ação pela equipa de sub-21 de FrançaProfimedia
O jovem Rayan Cherki está na vitrine do mercado depois de se destacar no Lyon e, em seguida, defender a França no Campeonato da Europa sub-21.

O Lyon é um verdadeiro viveiro de craques do futebol. O clube é responsável pela formação de jogadores como Anthony Martial, Alexandre Lacazette, Nabil Fekir, Houssem Aaour, Corentin Tolisso, Loic Remy e Karim Benzema. No entanto, a mais recente estrela do clube tem potencial para ofuscar todos eles.

Cherki está a tornar-se rapidamente num dos jovens futebolistas mais falados da Europa, especialmente após a recente e forte prestação pela França no Campeonato da Europa de sub-21, tendo já acumulado vários prémios pessoais impressionantes.

Entre os recordes, é o marcador mais jovem da história da UEFA Youth League (15 anos e 33 dias), o marcador mais jovem da história do Lyon (16 anos e 140 dias), o jogador mais jovem a disputar uma meia-final da Liga dos Campeões (17 anos e três dias) e o primeiro jogador nascido em 2003 a disputar a Ligue 1 (16 anos e 63 dias).

Apesar do seu potencial evidente, os minutos em campo pelo Lyon foram escassos até à última temporada. Embora tecnicamente tenha participado em 49 jogos da Ligue 1 pela equipa francesa entre 2019/20 e 2021/22, apenas nove jogos como titular nesse período significam que foi muitas vezes forçado a contentar-se com aparições de ocasião.

No entanto, isso mudou na última temporada, após a chegada do técnico Laurent Blanc, que deu a Cherki a plataforma para crescer e começar a libertar todo o seu potencial. O jovem jogou 1.872 minutos na Ligue 1 na última temporada, o que representa cerca de 55% dos jogos do Lyon. Foi um salto em relação aos apenas 440 minutos (13%) da temporada anterior.

Cherki retribuiu a confiança do técnico com quatro golos e seis assistências, tornando-se o jogador mais jovem com 10 ou mais participações em golos na Ligue 1 na temporada passada. Um retorno impressionante, mas que apenas arranha a superfície em termos de mostrar o seu talento.

Cherki é extremamente talentoso do ponto de vista técnico. Um grande fator para isso é o facto de ser ambidestro e poder usar o pé esquerdo ou o direito com igual conforto. Isso ajuda-o em muitos aspetos, um dos quais é o facto de ser um driblador letal.

Nenhum jogador da Ligue 1 que tenha jogado mais de 1.500 minutos tentou mais dribles do que Cherki na última temporada (7,6 por 90), e lembre-se de que isso aconteceu numa Liga que abriga superestrelas habilidosas como Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé. Cherki também liderou a classificação em termos de maior número de dribles progressivos por 90 minutos (6,4).

Podemos ver um exemplo de como a sua capacidade de ser tão imprevisível com a bola pode causar estragos nos defesas adversários abaixo, tirado da vitória do Lyon por 3-0 sobre o Reims, em maio. Repare na direção em que Cherki está inicialmente virado quando recebe a bola. Está virado para a sua própria baliza e sob a pressão de um defesa.

Rayan Cherki mostrando as suas habilidades
Rayan Cherki mostrando as suas habilidadesFlashscore

O jogador do Lyon fez uma rotação de 180 graus com astúcia e driblou para fugir da pressão antes de começar a atacar a defesa adversária.

Cherki com a bola
Cherki com a bolaFlashscore

O defesa à sua frente começa a rodar o corpo para mostrar a Cherki a linha de fundo e impedi-lo de fazer uma corrida pelo centro, que seria mais perigosa. É normal ver os defesas a tentarem forçar os atacantes numa determinada direção em que se sentem mais confortáveis a defender.

Cherki enfrenta um defensor
Cherki enfrenta um defensorFlashscore

No entanto, com a velocidade de um relâmpago, Cherki corta para dentro do defesa, que é demasiado lento a reagir e, consequentemente, é forçado a derrubá-lo e a ver o cartão amarelo.

Cherki sofre uma falta
Cherki sofre uma faltaFlashscore

Embora Cherki seja extremamente perigoso no jogo de construção, não se deve esquecer que ele combina isso com um produto final tangível. Os dez golos que marcou na época passada na Liga mostram isso mesmo, mas uma análise dos números subjacentes ilustra-o ainda mais.

Na última temporada no Lyon, registou a maior média de assistências esperadas (xA) por 90 minutos (0,34) e também ficou em segundo lugar no clube por tentar o maior número de chutes por 90 minutos (2,93).

Com uma prestação ofensiva tão completa, não é de surpreender que o atacante tenha tido um papel muito livre no Lyon na última temporada. Atuou pela esquerda, pela direita, atrás do atacante e, às vezes, até mesmo na linha da frente.

Por tudo isso, Cherki está na mira de muitos clubes de ponta da Europa. O Lyon está ansioso para manter o jovem no Estádio Groupama, mas parece que isso não será fácil.

O clube francês anunciou este mês que as transferências e salários serão monitorizados pela Direção Nacional de Controlo de Gestão (DNCG) devido a problemas financeiros, o que significa que o clube poderá ter de vender para melhorar as suas contas.

Pensa-se que Cherki está avaliado em cerca de 60 milhões de euros, depois de o seu contrato ter sido automaticamente prolongado em abril, por um ano, até 2025, após ter sido acionada uma cláusula. Mas, tendo em conta a margem de progressão do adolescente, esse valor parece ser um investimento que vale a pena para qualquer interessado.