Moussa Diaby à procura da oportunidade de brilhar aos olhos dos franceses

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Moussa Diaby à procura da oportunidade de brilhar aos olhos dos franceses
Diaby na partida de volta contra o Ajax.
Diaby na partida de volta contra o Ajax.MICHAEL REGAN/Getty Images via AFP
Vinte e um anos depois, o Aston Villa volta a jogar contra um clube francês. Curiosamente, a última vez tinha sido contra o Lille, mas na Taça Intertoto. Nesta quinta-feira, a importância é maior, especialmente porque Moussa Diaby pode aproveitar a oportunidade para deixar sua marca.

Siga as principais incidências do encontro

Figura-chave no Villa Park a 14 de março contra o Ajax na segunda mão, Moussa Diaby teve a oportunidade de completar a vitória da sua equipa por 4-0. O internacional francês teve um bom desempenho durante todo o jogo, dando soluções com bola e criando perigo junto à baliza neerlandesa.

Agora, nos quartos de final contra o Lille, a sua equipa acredita na passagem, especialmente porque o ex-Leverkusen está pronto para ser um dos protagonistas. Se a qualificação for alcançada dentro de uma semana, o Aston Villa irá defrontar o vencedor do jogo entre o Olympiakos e o Fenerbahçe, enquanto Viktoria Plzen, Fiorentina, Club Brugge e PAOK permanecem na outra metade da tabela.

No papel, os atuais quintos classificados da Premier League estão entre os favoritos. E, mais uma vez, isso sugere que será necessário um bom Diaby para ver o clube de Birmingham mais perto de voltar a adicionar troféus ao seu historial.

Muito apreciado por Unai Emery desde a sua chegada no verão passado, o antigo jogador do PSG continua a progredir - à sombra dos holofotes europeus - e tem sido particularmente eficaz no último terço.

As estatísticas de Diaby
As estatísticas de DiabyFlashscore

Villans à procura do troféu

Quando o sorteio foi realizado a 15 de março, o Lille não terá gostado de saber que iria defrontar o Aston Villa. Um adversário muito difícil, que está a fazer uma excelente época no campeonato. Na Liga Conferência, derrotou o Ajax em casa e poderá repetir o mesmo desempenho esta quinta-feira.

O Lille parece estar mais bem preparado do que o clube de Amesterdão - que está mergulhado numa crise prolongada desde o início da época - mas não vai ter tarefa fácil. Por outro lado, Emery e a sua equipa não devem ser encarados de ânimo leve. No entanto, os campeões da Liga dos Campeões de 1982 chegam ao jogo como favoritos. Com a primeira mão no Villa Park, a equipa de Paulo Fonseca terá muito em jogo, mas um certo Diaby poderá causar-lhes problemas.

O internacional francês, que marcou dois golos em sete jogos na competição, deverá ser titular na quinta-feira. Será uma oportunidade para todos os observadores da seleção francesa - e do futebol francês - o verem em ação, apesar de, paradoxalmente, não estar em destaque na Premier League.

De facto, apesar dos excelentes resultados do Aston Villa, Diaby não tem exposição mediática suficiente para justificar a convocatória de Didier Deschamps. Sim, é verdade que foi convocado para o último estágio, mas isso não parece ter significado concreto, já que beneficiou das ausências de Antoine Griezmann, Kingsley Coman e Christopher Nkunku.

No verão, esses três ainda estarão à sua frente na hierarquia do ataque, especialmente porque Marcus Thuram e Randal Kolo Muani ocupam outras duas vagas na convocatória.

Neste momento, parece difícil imaginar que o ex-jogador do Bayer Leverkusen seja convocado para o Euro-2024. No entanto, com a possibilidade de a lista ser alargada, Diaby tem uma hipótese e para que essa oportunidade se concretize terá de terminar a temporada em grande.

Com cinco golos e sete assistências em 32 jogos na Premier League, o extremo direito é o quarto jogador mais decisivo da sua equipa. No entanto, quando se trata de jogo, tem um valor inestimável para o emblema inglês. É na sua capacidade de dar soluções no último terço do campo que cria mais impacto. Como assistente e extremo forte no cruzamento, cria várias oportunidades e não há dúvidas de que vai procurar provar isso contra o Lille.