Onze da 24.ª jornada para o Flashscore: Galeno, o homem dos jogos grandes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Onze da 24.ª jornada para o Flashscore: Galeno, o homem dos jogos grandes
Galeno brilhou no Clássico no Dragão
Galeno brilhou no Clássico no DragãoAFP, Flashscore
Desde o final da época passada, o Flashscore passou a atribuir notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 24.ª ronda do campeonato, com destaque para o Clássico do Dragão, onde Galeno foi a figura principal.
O melhor onze da 24.ª jornada
O melhor onze da 24.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Jhonatan (Rio Ave) - 7.8

A época de Jhonatan Luiz tem passado um pouco ao lado dos holofotes mediáticos, mas o guarda-redes do Rio Ave tem sido uma garantia de segurança em Vila do Conde. Depois do empate com o Sporting, o guarda-redes de 32 foi importante para que os vila-condenses somassem mais um ponto com duas defesas num jogo especial, já que reencontrou o Moreirense.

A exibição de Jhonatan frente ao Moreirense
A exibição de Jhonatan frente ao MoreirenseRio Ave, Opta by Stats Perform

Defesas:

Igor Formiga (Portimonense) - 8.0

A receção ao Vizela ficou mais difícil no momento em que Pedrão foi expulso, deixando o Portimonense reduzido a 10 e com menos um defesa, mas a equipa de Paulo Sérgio conseguiu somar um ponto importante frente a um rival direto. Igor Formiga, titular na lateral direita, destacou-se no aspeto defensivo, com 10 duelos ganhos e quatro desarmes.

Os números de Igor Formiga frente ao Vizela
Os números de Igor Formiga frente ao VizelaPortimonense, Opta by Stats Perform

Alemão (Portimonense) - 8.0

Na mesma defesa algarvia, Alemão perdeu o parceiro do eixo central, mas não revelou dificuldades para assumir maior responsabilidade no peso dos seus tenros 21 anos. Surpresa positiva em Portimão, o defesa formado no Corinthians revelou uma solidez assinalável num período delicado.

A exibição de Alemão frente ao Vizela
A exibição de Alemão frente ao VizelaPortimonense, Opta by Stats Perform

Tiago Esgaio (Arouca) - 7.9

Numa equipa onde têm sobressaído os três jogadores da frente, por vezes os defesas passam ao lado, mas Tiago Esgaio volta a fazer uma época sólida em Arouca. O lateral, emprestado pelo SC Braga pela terceira época consecutiva, somou a terceira assistência da época para a equipa de Daniel Sousa.

Médios:

Roger Fernandes (SC Braga) - 8.0

Enquanto Álvaro Djaló vai fazendo as malas para regressar ao País Basco, o SC Braga já prepara a próxima época com a inclusão de Roger Fernandes na equipa de Artur Jorge. Aposta precoce de Carlos Carvalhal, o extremo tem vindo a entrar aos poucos na equipa e rejeitou o peso do momento delicado dos minhotos, como provam os dois golos nos últimos três jogos. Frente ao Estrela da Amadora, fez um golaço para consolidar a sua afirmação. À atenção dos bracarenses, termina contrato em 2025.

João Mendes (Vitória SC) - 8.0

João Mendes entrou com tudo na época 2023/24, mas acabou por sofrer um pequeno eclipse a meio da temporada. Agora, numa altura em que o Vitória SC passava por uma fase mais conturbada, voltou a pegar na batuta para regressar aos golos (não marcava desde 6 de janeiro, frente ao SC Braga) e contribuir para o triunfo vitoriano em casa do Estoril.

Pedro Gonçalves (Sporting) - 8.0

O impacto de Gyökeres e a afirmação de jogadores como Hjulmand têm deixado Pedro Gonçalves um bocado na sombra, mas o médio português está novamente a fazer uma época de grande nível. Frente ao Farense, fez o golo 15 da temporada e foi decisivo ao marcar o tento da vitória por 3-2, acabando substituído logo a seguir, já a pensar nos próximos jogos. Rúben Amorim sabe bem da importância do camisola 8.

Pepê (FC Porto) - 8.1

A temporada de Pepê tem sido escrita sobre linhas oscilantes, mas o internacional brasileiro encontrou no Clássico com o Benfica uma boa oportunidade para voltar a destacar-se. Nas costas de Evanilson, foi agressivo na pressão e intencional nas movimentações para o interior da área, onde apareceu para fazer o 4-0, estreando-se a marcar esta temporada na Liga Portugal.

Avançados:

Cristo González (Arouca) - 8.0

Figura cada vez mais habitual neste espaço, Cristo González continua a viver um conto de fadas em Arouca e somou o terceiro golo nos últimos quatro jogos. O espanhol continua a rivalizar com Mújica pelo papel principal arouquense, juntando ao golo em Chaves mais duas assistências para a conta pessoal - participou em 18 golos do Arouca na Liga Portugal, o que se traduz em 42% de influência.

Rafa Mujica (Arouca) - 7.8

O que escrevemos sobre Cristo, também pode ser repetido sobre Mújica, que também tem 42% de influência nos golos do Arouca na Liga Portugal. Numa altura em que o Chaves estava em vantagem, o avançado atacou a profundidade e mostrou o instinto predador que tem tido ao longo da temporada, marcando o 16.º golo no campeonato, colocando-se apenas atrás de Banza e Gyökeres na lista de artilheiros, que só têm mais dois.

Os números de Mújica frente ao Chaves
Os números de Mújica frente ao ChavesLUSA, Opta by Stats Perform

Melhor jogador da 24.ª jornada: Galeno (FC Porto) - 9.1

Ao longo dos últimos meses, as exibições de Galeno na Liga dos Campeões fizeram com que o extremo fosse visto como um jogador talhado para essa competição, pelo espaço que existe e pela forma como o consegue aproveitar. Só que o luso-brasileiro está a mostrar que é capaz de também fazer a diferença noutro tipo de partidas e, acima de tudo, que não treme em jogos grandes. Frente ao Benfica, apareceu de forma oportuna para somar dois golos e uma assistência que o colocam disparado como um dos jogadores mais influentes da época dos dragões (é o segundo melhor marcador) e entre os possíveis convocados de Roberto Martínez.

A exibição de Galeno no Clássico
A exibição de Galeno no ClássicoAFP, Opta by Stats Perform

Como são calculadas as pontuações?