A ascensão meteórica de Jarrad Branthwaite antes da possível estreia pela Inglaterra

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A ascensão meteórica de Jarrad Branthwaite antes da possível estreia pela Inglaterra

Jarrad Branthwaite fez 31 jogos em todas as competições pelo Everton esta temporada
Jarrad Branthwaite fez 31 jogos em todas as competições pelo Everton esta temporadaAFP
O jogador de 21 anos deverá fazer a sua primeira aparição como jogador dos Três Leões durante a pausa internacional e está a atrair muita especulação sobre transferências antes do verão.

É justo dizer que Jarrad Branthwaite, do Everton, teve uma ascensão meteórica esta temporada, e não mostra sinais de desaceleração.

O defesa chegou a Goodison Park em janeiro de 2020, vindo do seu clube de infância, o Carlisle United, e estreou-se na Premier League contra o Wolverhampton em julho de 2020, com 18 anos.

Fez mais oito jogos na equipa principal dos toffees antes de se juntar ao Blackburn Rovers por empréstimo em janeiro de 2021. Apesar de inicialmente ter impressionado, uma lesão no tornozelo interrompeu prematuramente a sua estadia em Ewood Park, depois de ter feito apenas 10 jogos como titular.

Os números de Jarrad Branthwaite
Os números de Jarrad BranthwaiteFlashscore

O defesa regressou a Goodison Park para o início da época 2021/22 e fez oito jogos em todas as competições. Nesse período, marcou o seu primeiro golo, no empate 1-1 com o Chelsea em Stamford Bridge, no entanto, também recebeu um cartão vermelho numa derrota em casa por 3-2 para o Brentford no final da campanha, quando o Everton estava envolvido numa luta apertada contra a despromoção.

Com os toffees ansiosos por acelerar o potencial do defesa, na época 2022/23 esteve emprestado ao PSV. Impressionou a equipa neerlandesa, fazendo 37 jogos, 27 dos quais na Eredivisie e cinco nas competições europeias.

Branthwaite regressou a Merseyside no verão passado, mas demorou a juntar-se aos seus companheiros de equipa do Everton para a pré-época, uma vez que ele e o colega de clube James Garner ajudaram a equipa inglesa sub-21 de Lee Carsley a vencer o Campeonato da Europa.

Tendo em conta o nível que vimos o defesa atingir esta época, é notável que tenha feito apenas um jogo nos seis jogos dos jovens leões a caminho da vitória no torneio.

O técnico Carsley falou sobre Branthwaite logo após o sucesso do verão e explicou: "Jarrad ainda está na idade de disputar mais uma campanha de qualificação a este nível e, potencialmente, um torneio do Campeonato Europeu. Ele já foi convocado para a seleção sub-21, o que significa que será mais fácil para ele voltar".

Branthwaite disputou mais quatro partidas pela seleção sub-21 durante as férias internacionais de outono, mas essas provavelmente serão as últimas ocasiões em que Carsley terá a oportunidade de contar com o jovem jogador.

Na semana passada, ele foi incluído na seleção principal da Inglaterra anunciada por Gareth Southgate e reuniu-se com seus novos companheiros na manhã de terça-feira, antes de dois particulares contra Brasil e Bélgica.

A sua inclusão foi um momento decisivo e uma recompensa justa pela boa forma que temos visto do jovem, que fez 31 jogos em todas as competições pelos toffees esta temporada. 

Ele e o companheiro de equipa James Tarkowski ajudaram a formar uma sólida parceria defensiva e, mesmo apesar da precária posição do Everton no campeonato, as estatísticas defensivas subjacentes pintam um quadro muito elogioso.

Everton ocupa a 16.ª posição da tabela classificativa da Premier League
Everton ocupa a 16.ª posição da tabela classificativa da Premier LeagueFlashscore

Apenas três equipas sofreram menos golos do que o Everton esta época (39), e cada uma delas constitui o atual top 3 da tabela da Premier League (Arsenal, Liverpool e Manchester City).

Além disso, apenas essas três equipas e o Brighton têm um total de golos esperados contra (xGA), um indicador da qualidade e do volume de oportunidades concedidas, inferior ao dos toffees. Branthwaite tem contribuído bastante para isso.

Apesar de ter 1,90 de altura, Branthwaite é extremamente rápido, o que o torna excelente para cobrir espaços, enfrentar atacantes velozes e fechar ameaças.

De todos os defesas centrais com 22 anos ou menos das cinco principais ligas europeias, Branthwaite tem a maior taxa de sucesso em termos de duelos defensivos. Graças à sua altura, é também o sétimo jogador que mais cabeceamentos ganhou na Premier League esta época.

Quando se trata das características necessárias para ser um defesa de topo na Premier League, Branthwaite tem tudo. No entanto, o que realmente lhe dá essa vantagem de elite é o que ele faz com a bola. Ele é calmo e composto em posse de bola, e também é canhoto, o que significa que pode dar uma dimensão diferente ao jogo de construção de uma equipa a partir da defesa.

O Everton não tende a tentar dominar a bola, e a sua média de posse de bola de 40,1% é a segunda mais baixa da Premier League. No entanto, a história foi muito diferente no PSV na época passada, onde Branthwaite prosperou numa filosofia mais baseada na posse de bola.

Isso teria agradado a Southgate, que tem falta de verdadeiros defesas-centrais canhotos de qualidade no seu plantel, e também se revelará extremamente atrativo para potenciais clubes maiores que andem à procura de defesas este verão.

O Chelsea e o Manchester United são os dois clubes mais interessados no jogador do Everton, sendo que o último já é fortemente cotado para fazer uma oferta neste verão. Se ele fizer a sua estreia pela Inglaterra neste fim de semana e continuar na sua trajetória atual em termos de desenvolvimento, então essa oferta poderá ter de ser "substancial" se quiserem conseguir o seu alvo.