Big Sam: alcançar objetivos sem futebol bonito

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Big Sam: alcançar objetivos sem futebol bonito

Sam Allardyce é o novo treinador do Leeds
Sam Allardyce é o novo treinador do LeedsProfimedia
Sam Allardyce está prestes a iniciar o seu 11.º trabalho como treinador principal de um clube de futebol inglês. O Leeds United está a colocar o seu destino nas mãos de "Big Sam", que construiu uma reputação de salvar clubes em dificuldades da despromoção. Os melhores momentos foram no "seu" Bolton Wanderers. A passagem em revista de uma carreira colorida que vai ter um novo capítulo aos 68 anos.

Blackpool 1994-1996 (Segunda Divisão)

Na primeira época no Blackpool, Allardyce gastou uma quantia extraordinária de dinheiro para reforçar o plantel. Com apenas uma vitória nos últimos 11 jogos, o Blackpool terminou a época de 1994/95 num decepcionante 12.º lugar. Na temporada seguinte, abriu novamente os cordões à bolsa. Depois de perder a promoção por um ponto, Allardyce foi despedido pelo presidente do Blackpool, que na altura estava preso. Receou que a sua imagem ficasse tão afectada e que não conseguisse arranjar outro emprego facilmente.

Notts County 1997-1999 (Segunda Divisão, Terceira Divisão, Segunda Divisão)

Allardyce foi nomeado pelo Notts County em aaneiro de 1997 para salvar o clube da despromoção. Apesar de os jogadores não lhe darem ouvidos e de terem passado 18 jogos sem vencer, "Big Sam" foi autorizado a tentar novamente num nível inferior. Foi imediatamente promovido do terceiro escalão. Optou por uma defesa a três e ganhou 10 jogos consecutivos durante a época de 1997/98. Em março, o Notts County sagrou-se campeão, terminando com 19 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Na época seguinte, evitou a despromoção. Allardyce começou a época de 1999/2000 no Notts, mas optou por ir para o Bolton Wanderers - o clube onde jogou sete épocas como jogador e onde foi promovido ao escalão principal em 1978.

Bolton Wanderers 1999-2007 (Primeira Divisão)

O Bolton tinha sido despromovido ao segundo escalão em 1997 e não conseguiu regressar imediatamente."Big Sam" chegou para repor as coisas. Na sua primeira época, o Bolton terminou em sexto lugar e, com Allardyce, chegou imediatamente ao play-off, no qual perdeu por pouco para o Ispwich Town. Chegou também às meias-finais da Taça da Liga e da Taça de Inglaterra. Foi-lhe dado um contrato por 10(!) anos. No entanto, se fosse despedido, só seria indemnizado por um ano.

Allardyce optou por reinvestir o dinheiro obtido com a venda de alguns jogadores importantes, incluindo Eidur Gudjohnsen, nas instalações e na equipa técnica do clube. Contratou Michael Ricketts - que mais tarde viria a ter a sua única internacionalização pela Inglaterra contra os Países Baixos - ao Walsall por cerca de meio milhão de euros. Mais uma vez, o Bolton chegou ao play-off, mas, desta vez, venceu contra o Preston North End - o clube onde Allardyce terminou a sua carreira de jogador e foi treinador interino.

A primeira época na Premier League sob o comando de Allardyce o Bolton escapou à despromoção, com mais quatro pontos do que o Ispwich e terminando em 16.º lugar. Entretanto, Ricketts tinha deixado o clube por um valor sete vezes superior ao preço de compra. Grandes nomes também passaram a jogar no Bolton. Entre outros, Youri Djorkaeff, Jay-Jay Okocha e Ivan Campo foram tentados a mudar-se para o clube de Allardyce. Na época 2002/03, a despromoção foi novamente evitada por pouco. Após a chegada do goleador Kevin Davies, na época seguinte, o clube terminou em oitavo lugar. Perderam também a final da Taça da Liga contra o Middlesborough.

O Bolton terminou a época de 2004/05 em sexto lugar e qualificou-se para as competições europeias. Um feito que se repetiria dois anos mais tarde. Na primeira vez, o clube chegou aos 32 avos-de-final da Taça UEFA e, dois anos mais tarde, avançou mesmo uma ronda. Allardyce teve várias oportunidades de assinar com o Newcastle United, mas a transferência não se concretizou. Também perdeu a oportunidade de treinar a selecção de Inglaterra, depois de a FA ter escolhido Steve McClaren. Em 2007, Allardyce deu por encerrada a carreira depois que o Bolton se recusou a injetar mais dinheiro no clube. O clube caiu para o meio da tabela e, mais tarde, para o fundo da classificação, antes de ser despromovido em 2012 e, desde então, nunca mais foi visto ao mais alto nível. Actualmente, o clube joga na League One, o terceiro escalão de Inglaterra.

Newcastle United 2007-2008 (Premier League)

Allardyce esteve durante muito tempo ligado ao Manchester City, mas a chegada do empresário tailandês Thaksin Shinawatra levou ao fim do interesse em Allardyce. No final, "Big Sam" acabaria por assinar pelo Newcastle United. O casamento foi de curta duração. No início de 2008, Allardyce foi posto na rua após resultados decepcionantes, depois de ter tido uma reunião com o presidente Chris Mort sobre o recrutamento de um novo jogador. 

Blackburn Rovers 2008-2010 (Premier League)

No final desse ano, Allardyce foi nomeado novo treinador do Blackburn Rovers, que estava em 19.º lugar na Premier League pouco antes do Natal e decidiu despedir Paul Ince. Allardyce conduziu o clube a um seguro 15.º lugar e fez um pouco melhor uma época mais tarde, com o 10.º lugar. Pouco antes do Natal de 2010, quando o Blackburn ocupava o 13.º lugar na Premier League, Allardyce foi demitido e substituído por um dos seus colaboradores, Steve Kean, que, segundo se diz, tinha laços estreitos com a família Venky, proprietária do clube.

West Ham United 2011-2015 (Premier League)

Com grande alarido, Allardyce foi nomeado novo treinador do West Ham United em 2011. O clube tinha acabado de ser despromovido e procurava uma forma rápida de regressar ao escalão superior. Allardyce contratou Abdoulaye Faye, Kevin Nolan e Joey O'Brien, com quem já tinha trabalhado no Bolton. Prometeu um "futebol atractivo", de acordo com a "filosofia" do clube. Apesar de ter terminado em segundo lugar e de ter sido promovido de novo à Premier League, "Big Sam" foi criticado pelo seu estilo de jogo, que os adeptos consideravam pouco atractivo e demasiado centrado na bola longa. No verão de 2012, Andy Carroll chegou do Liverpool - não necessariamente a figura de proa do futebol bonito. O West Ham terminou em 10.º lugar. As críticas persistiram e alguns adeptos preferiam ver-se livres do "Big Sam". Depois de terminar em 13.º e 12.º nas épocas seguintes, o contrato de Allardyce não foi renovado.

Sunderland 2015-2016 (Premier League)

A 9 de outubro de 2015, Allardyce foi nomeado treinador do Sunderland, após a demissão de Dick Advocaat. Na altura, a equipa estava em 19.º lugar, com três pontos em oito jogos. Tornou-se o primeiro treinador de sempre a dirigir o Newcastle United e o rival Sunderland. No seu segundo jogo, venceu o Newcastle por 3-0. Conseguiu que "Big Sam" mantivesse o Sunderland na Premier League. O Newcastle United foi despromovido nessa época. O resultado valeu a Allardyce excelentes críticas.

Inglaterra 2016

No Verão de 2016, Allardyce foi nomeado seleccionador nacional de Inglaterra. Ganhou o seu único jogo, uma partida de qualificação para o Campeonato do Mundo contra a Eslováquia (1-0). Demitiu-se por negligência, por mútuo consentimento, a 27 de Setembro, após 67 dias.

Crystal Palace 2016-2017 (Premier League)

A 23 de dezembro de 2016, o Crystal Palace apelou a Allardyce para que o clube escapasse à despromoção. O treinador gastou mais de 35 milhões de euros e conseguiu levar o Palace a salvo na penúltima jornada. Inesperadamente, anunciou a sua retirada, dizendo que não queria ter outro clube sob a sua alçada. No entanto, "Big Sam" estaria aberto a jogar por uma equipa nacional.

Everton 2017-2018 (Premier League)

No entanto, a 30 de Novembro de 2017, tornou-se o novo treinador do Everton, que na altura ocupava o 13.º lugar na Premier League. Conseguiu bons resultados e manteve-se invicto nos primeiros sete jogos. O Everton terminou a época em oitavo lugar, mas o estilo de jogo dos Toffees foi fortemente criticado por Allardyce. Deixou o clube no final da época.

West Bromwich Albion 2020-2021 (Premier League)

O West Brom estava em 19.º lugar pouco antes do Natal e despediu Slaven Bilic, substituindo-o por Allardyce, que fez um único jogo oficial pelo clube durante a sua carreira de jogador. Durante o Inverno, o West Brom perdeu três novos jogadores devido ao Brexit e Allardyce anunciou que seria a sua "morte" se fosse despromovido com o West Brom. Os resultados não apareceram e, apesar de uma memorável vitória por 5-2 sobre o Chelsea, "Big Sam" não conseguiu salvar o West Brom da despromoção. Foi a primeira vez que Allardyce foi despromovido da Premier League. O clube queria regressar à Premier League com ele, mas Allardyce decidiu abandonar o West Brom.