Como pode o Tottenham substituir o talismã Harry Kane se a saída se concretizar?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como pode o Tottenham substituir o talismã Harry Kane se a saída se concretizar?
O presidente do Tottenham, Daniel Levy, está na linha da frente das negociações para a compra de Harry Kane
O presidente do Tottenham, Daniel Levy, está na linha da frente das negociações para a compra de Harry KaneProfimedia
É uma saga que se arrastou durante todo o verão, mas o tempo está a esgotar-se para que uma decisão seja tomada sobre o futuro de Harry Kane com a aproximação da nova época.

Pode haver uma resolução em breve, visto que o principal pretendente Bayern de Munique tem uma reunião marcada com o presidente do Tottenham, Daniel Levy, na próxima semana para tentar acertar a transferência.

O Bayern, que já viu propostas anteriores de 70 e 80 milhões de euros - ambas com objetivos - serem rapidamente rejeitadas por Levy, ainda não está convencido de que a transferência de Kane será fácil.

Enquanto se aguarda uma intensificação das negociações sobre Kane, os Spurs têm estado a pensar em planos de contingência, caso se resignem a perder o capitão da seleção de Inglaterra.

Harry Kane, avançado do Tottenham, acena aos adeptos
Harry Kane, avançado do Tottenham, acena aos adeptosAFP

O plano pode passar por um substituto direto, em resultado do elevado montante que a saída de Kane vai deixar nos cofres, ou por uma opção mais próxima de casa - alguém que já faça parte do plantel do treinador Ange Postecoglou.

É claro que substituir diretamente um jogador do nível de Kane é uma tarefa incomensuravelmente difícil, mas os Spurs devem pelo menos explorar como esse potencial  vazio pode ser preenchido.

Richarlison à espera

Começando pela opção provavelmente mais fácil, os Spurs poderiam tirar Richarlison do atual papel secundário em relação a Kane. O avançado vai querer ultrapassar uma frustrante temporada de 2022/23, depois de se transferir do Everton por 70 milhões de euros e essa afirmação tem de chegar independentemente de Kane ficar ou não.

O internacional brasileiro marcou apenas três golos na última época - um dos quais na Premier League - com uma participação inconsistente na equipa e lesões que não o ajudaram muito. Mas, nesta primeira fase do mandato de Postecoglou nos Spurs, Richarlison já parece um jogador diferente.

Marcou três golos na vitória do Tottenham por 5-1 sobre o Lion City Sailors, de Singapura, e foi sempre perigoso durante os 45 minutos contra o West Ham (derrota por 3-2) na semana anterior.

Richarlison, avançado do Tottenham, acena aos adeptos
Richarlison, avançado do Tottenham, acena aos adeptosAFP

Curiosamente, e sem querer entrar em exageros, há alguns indícios de que Richarlison é mais adequado como um avançado solitário no sistema que Postecoglou utiliza do que Kane.

Kane é um típico ponta de lança e tem mostrado constantemente o quão bom é quando recua para ajudar a equipa a circular a bola, mas a pressão agressiva e a mobilidade de Richarlison na profundidade parecem resultar desde o início.

É verdade que a pré-temporada deve ser vista com algum ceticismo, mas Richarlison parece ter apetite para provar o seu ponto de vista e reivindica um papel muito maior nesta temporada.

Estourar dinheiro - mas em quem?

A outra opção seria mergulhar no mercado de transferências usando os fundos recém-adquiridos, e há alguns nomes intrigantes que poderiam mudar-se para o norte de Londres. O Tottenham teria dinheiro para investir se quisesse substituir Kane, mas a maior dúvida é: que tipo de jogador pretendem contratar e como distribuir os fundos?

O último nome a surgir foi o de Randal Kolo Muani, um avançado versátil que se destacou na época passada pelo Eintracht Frankfurt com 23 golos em 46 jogos em todas as competições. O francês, de 24 anos, impressionou na primeira temporada com a equipa alemã e não é de admirar que esteja a atrair o interesse de toda a Europa, incluindo do Manchester United.

Kolo Muani já mostrou que pode ser um trunfo útil diante da baliza, enquanto a sua capacidade de atacar a profundidade, usando a velocidade, é outra das suas características - algo que pode encaixar na forma como Postecoglou quer que os Spurs joguem.

Estatísticas de Kolo Muani na edição anterior da Liga alemã
Estatísticas de Kolo Muani na edição anterior da Liga alemãAFP/Opta by Stats Perform

Depois, há Dusan Vlahovic - um nome que há muito é ligado ao Tottenham, incluindo no tempo de Antonio Conte no clube. O internacional sérvio chegou à Juventus vindo da Fiorentina no verão passado, mas não se integrou perfeitamente no sistema da Velha Senhora.

Vlahovic tem um perfil muito diferente do de Kane, que muitas vezes gosta de recuar e ditar as jogadas, enquanto o jogador da Juve é o típico homem-alvo e uma raposa de área. Mas isso pode funcionar no sistema de Postecoglou, já que ele monta um meio-campo com três elementos e laterais ofensivos, que estão lá para criar oportunidades.

Evan Ferguson, estrela do Brighton, pode ser o substituto mais parecido com Kane em termos de estilo de jogo. O jovem de 18 anos fez uma excelente primeira época no futebol sénior. Já internacional pela República da Irlanda, Ferguson marcou 10 golos em todas as competições na última campanha e o seu sucesso deveu-se ao perfil de ponta de lança.

Evan Ferguson, atacante do Brighton, comemora
Evan Ferguson, atacante do Brighton, comemoraAFP

Porém, assinou um novo contrato com o Brighton em abril deste ano, o que, tendo em conta o duro estilo negocial dos Seagulls, tornam-no numa opção dispendiosa.

O Tottenham tem várias outras opções e fundos disponíveis para adquiri-las se Kane sair.

Substituir um avançado que garante, no mínimo, 30 golos por época não é tarefa fácil e, num mundo ideal para os Spurs, conseguiriam manter Kane e, mais tarde, convencê-lo a assinar uma renovação, mas isso parece algo rebuscado, dada a fase em que se encontra a sua carreira.