Instalações do IPDJ de Leiria vão ser parcialmente disponibilizadas a associações

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Instalações do IPDJ de Leiria vão ser parcialmente disponibilizadas a associações
instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude na cidade de Leiria
instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude na cidade de LeiriaIPDJ
As instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) na cidade de Leiria vão ser parcialmente disponibilizas a associações, no âmbito de um memorando assinado esta terça-feira entre esta entidade e a Câmara Municipal.

De acordo com o memorando, o IPDJ cede “espaços para fins de interesse público enquadrados nas áreas de missão do Instituto, contribuindo, assim, para a melhoria das condições de desenvolvimento das atividades do município nas áreas do desporto e da juventude”.

Por outro lado, o IPDJ autoriza “a realização de obras de adaptação dos espaços cedidos do imóvel às necessidades funcionais e operacionais” do município.

Já a Câmara está obrigada a “fazer uma utilização prudente dos espaços cedidos” e, como contrapartida da cedência, garante “o investimento em obras de reabilitação, internas e externas, de todo o edifício, cujo âmbito será posteriormente definido”.

Na cerimónia, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, destacou a importância da iniciativa, que disponibiliza espaços do edifício que está “sobredimensionado para a missão do Instituto”, permitindo colocá-los ao serviço da Câmara, da comunidade local e de associações e entidades que “podem trazer valor acrescentado”.

Já o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, assinalou que este é um “momento importante (…) em termos de aposta nas condições para acolher projetos no âmbito da juventude e do desporto que, neste momento, não têm nas suas sedes as melhores respostas”.

Esta é uma oportunidade de podermos, com o IPDJ, rentabilizar, não do ponto de vista financeiro, mas do ponto de vista associativo, (esses) projetos”, declarou Gonçalo Lopes, antecipando “resultados muito evidentes no futuro”.

Realçando que o concelho tem um “movimento associativo forte”, o autarca disse ainda que “a oportunidade de ter estas instalações disponíveis para o associativismo” permite, “agora em conjunto, em cooperação, em rede, poder colaborar na criação de condições para desenvolver os projetos associativos que irão ficar aqui sediados”.

Temos essa necessidade e agora temos essa resposta”, frisou.

Por seu turno, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que homologou o memorando, assinalou que autarquia e IPDJ “uniram-se para uma parceria que resultará em ganhos para um conjunto de instituições e associações de Leiria, que passarão a ter melhores instalações e a desenvolver melhor a sua atividade”.

João Paulo Correia lembrou depois os ganhos de Leiria ao ser Cidade Europeia do Desporto em 2022, com “crescimento em várias áreas”, como no número de atletas, clubes e índices de atividade física, “o que significa que é preciso dar resposta a esse crescimento”.

“O mesmo se passa ao nível da juventude”, declarou, defendendo a necessidade de dar “resposta ao crescimento dessa dinâmica”.

No âmbito deste memorando, vai ser assinado posteriormente um protocolo através do qual serão definidos os termos do investimento a fazer para melhorar as instalações, a forma de gestão do espaço ou os custos de manutenção.