Comissão de Fórmula 1 adia para julho decisão sobre alteração de pontos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comissão de Fórmula 1 adia para julho decisão sobre alteração de pontos
Max Verstappen venceu da última vez em Xangai
Max Verstappen venceu da última vez em XangaiReuters
A Fórmula 1 adiou para julho a decisão sobre a eventual alteração do sistema de pontuação e a atribuição de pontos aos 12 primeiros classificados em vez dos 10 primeiros.

A Comissão da Fórmula 1, que inclui as 10 equipas, a FIA e o detentor dos direitos comerciais, fez o anúncio após uma reunião virtual e em Genebra.

"Os membros da Comissão discutiram uma proposta de alteração da distribuição dos pontos do campeonato, tal como descrito nos artigos 6.4 e 6.5 do regulamento desportivo", declarou a FIA em comunicado.

"Foi acordado que era necessária uma análise mais aprofundada das alterações propostas com vista a uma proposta a apresentar na reunião da Comissão de F1 em julho".

Para que a mudança ocorra em 2025, é necessário que seis das equipas votem a favor de uma medida apoiada pelas equipas mais pequenas. Algumas das maiores equipas já indicaram que não vão bloquear a proposta.

"Parece que há dois grupos na Fórmula 1 neste momento. As equipas de 6 a 10 estão numa luta tão dura como as de 1 a 5", disse Christian Horner, chefe da Red Bull, aos jornalistas no Grande Prémio da China do passado fim de semana.

"É uma daquelas coisas em que é preciso fazer as contas e analisar os dados analíticos para saber o que é que isso mudaria? Sou imparcial em relação a isso, a não ser, claro, que se esteja a pagar pontos".

Após cinco corridas desta época, três equipas ainda não pontuaram, enquanto a RB Honda, propriedade da Red Bull, conseguiu apenas sete pontos e a Haas cinco. A metade superior está numa liga própria, com a Red Bull com 195 e a Aston Martin, quinta classificada, com 40.

A comissão concordou com a introdução de câmaras traseiras nos carros a partir do Grande Prémio de Espanha em junho, proporcionando novos ângulos para a cobertura televisiva, e fez uma série de pequenas alterações aos regulamentos desportivos e financeiros.

Foi acordado que a Formula One Management apresentaria à comissão propostas de datas e locais para os testes de pré-época do próximo ano.

O campeonato de 2025 terá início na Austrália em vez do Bahrein, que acolheu os testes de pré-temporada deste ano, devido ao Ramadão.