Helmut Marko, conselheiro da Red Bull: "Vettel quer voltar se tiver uma oportunidade"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull: "Vettel quer voltar se tiver uma oportunidade"
Helmut Marko na despedida de Vettel da F1 em 2022
Helmut Marko na despedida de Vettel da F1 em 2022Profimedia
Há exatamente 15 anos, Sebastian Vettel deu à Red Bull a primeira vitória da história da Fórmula 1 em Xangai. De acordo com Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, o tetracampeão mundial de Heppenheim está interessado em voltar a competir na categoria rainha, se as condições forem adequadas.

"Penso que ele está interessado se vir uma oportunidade de ter um carro de topo algures", disse Marko à Sky na sexta-feira.

No entanto, acrescentou o austríaco de 80 anos, Sebastian Vettel (36), que se retirou no final de 2022, está agora "fora da janela há mais de um ano - e não há tantos lugares de topo por onde escolher".

Vettel nunca descartou totalmente um regresso. No primeiro ano após a sua reforma, participou em corridas de exibição ou apresentou carros lendários de Fórmula 1. No final de março, testou um carro de corrida de resistência para a Porsche. Desde que a Mercedes está à procura de um sucessor para o atual campeão mundial Lewis Hamilton para a próxima época, o nome de Vettel tem surgido cada vez com mais frequência no mundo da Fórmula 1.

Sem lugar na Red Bull

Na Red Bull, no entanto, a porta está fechada, como Helmut Marko já deixou claro. O campeão mundial Max Verstappen tem contrato com o líder da indústria até 2028. O contrato de Sergio Pérez está a expirar, mas se o mexicano está "a fazer um trabalho tão bom como o que está a fazer neste momento", sublinhou Marko na sexta-feira à margem do GP de Xangai, uma mudança nesta posição "não está na agenda".

Em entrevista ao jornal Kleine Zeitung na quinta-feira, Marko admitiu ter negociado com Carlos Sainz. O espanhol, antigo companheiro de equipa de Verstappen na Toro Rosso, terá de dar lugar a Hamilton na Ferrari no final da época.

Mas, segundo Marko, o espanhol recebeu uma proposta da Sauber (Audi a partir de 2026) que não pode igualar. O chefe de equipa da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, não quis comentar as especulações na sexta-feira.