Mundial de Râguebi: África do Sul vence Roménia por 76-0 em Bordéus

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial de Râguebi: África do Sul vence Roménia por 76-0 em Bordéus
 Steven Kitshoff, da África do Sul, em ação
Steven Kitshoff, da África do Sul, em açãoReuters
A África do Sul, com o seu scrum-half Cobus Reinach (33 anos) e o seu ala Makazole Mapimpi (33) a marcarem três tentos cada, venceu a Roménia por 76-0 no grupo B do Campeonato do Mundo de Râguebi, este domingo, e no processo testou várias das experiências do seu plantel.

Recorde as incidências da partida

Os Springboks obtiveram o ponto de bónus em 12 minutos, quando dominaram a Roménia com um início rápido, antes de o céu se abrir e a chuva tornar as condições mais difíceis.

Como era de esperar, os romenos foram dominantes em todas as facetas do jogo e, embora Uruguai e Portugal tenham proporcionado um teste severo para as nações de primeira linha neste Campeonato do Mundo, a Roménia simplesmente não está ao mesmo nível, tendo também perdido o jogo de abertura por 82-8 com a Irlanda.

Os Boks defrontam a Irlanda no sábado, em Paris, no seu terceiro jogo da fase de grupos, o que será um enorme passo em frente em termos de qualidade, mas também o regresso dos seus jogadores titulares à equipa principal.

Os Boks marcaram 12 tentos no total, com mais golos para o médio Damian Willemse, o hooker Deon Fourie, o ala Grant Williams (dois), o lateral Willie le Roux e um penálti, no que se tornou um exercício de contagem de pontos após o primeiro quarto do jogo.

Grant Williams, da África do Sul, comemora a marcação de um try com os companheiros de equipe
Grant Williams, da África do Sul, comemora a marcação de um try com os companheiros de equipeReuters

Hordas de adeptos dos Springboks reuniram-se à porta do Stade de Bordeaux antes do jogo com as suas camisolas verdes, vários deles usando apenas sapatos e calções de banho com a bandeira da África do Sul em homenagem às famosas imagens do scrum-half Faf de Klerk após a vitória no Campeonato do Mundo de 2019.

Em contraste, havia apenas alguns adeptos da Roménia.

Os Boks perderam Vincent Koch quando este se lesionou no aquecimento, tendo o seu lugar na equipa sido ocupado por Trevor Nyakane.

A Romênia, derrotada por 21-8 no último confronto com os Boks no Mundial, em 1995, sempre foi uma adversária difícil, mas não se ajudou com um início hesitante.

Os romenos foram fracos na marcação e deixaram demasiado espaço para os seus adversários jogarem, tendo a África do Sul aproveitado os seus erros com quatro ensaios nos primeiros 12 minutos.

Os Boks dominaram a distribuição de bola, ganhando 12 turnovers na partida, mas o placar diminuiu quando um dilúvio de chuva caiu no meio do primeiro tempo, quando os sul-africanos lideravam por 33-0 no intervalo.

Faf de Klerk, da África do Sul, em ação
Faf de Klerk, da África do Sul, em açãoReuters

Fourie entrou ao intervalo para a sua primeira aparição como hooker desde 2018. O atacante entrou no lugar de Bongi Mbonambi e agora é o segundo reserva da seleção após a lesão de Malcolm Marx. Saiu-se bem, sob pouca pressão.

O primeiro scrum-half Faf de Klerk também entrou em campo aos 55 minutos, em mais uma das experiências do técnico Jacques Nienaber, mas a sua falta de precisão no remate pode apressar os pedidos para que Handre Pollard entre na equipa como substituto de Marx.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore