Mundial de Râguebi: Fiji vence Geórgia (17-12) e aproxima-se dos quartos de final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial de Râguebi: Fiji vence Geórgia (17-12) e aproxima-se dos quartos de final
Waisea Nayacalevu, das Ilhas Fiji, faz um ensaio contra a Geórgia
Waisea Nayacalevu, das Ilhas Fiji, faz um ensaio contra a GeórgiaReuters
Waisea Nayacalevu e Vinaya Habosi marcaram tentos no segundo tempo, para levar as Fiji a uma vitória corajosa por 17-12 sobre a Geórgia no Grupo C do Mundial, este sábado, deixando os habitantes das Ilhas do Pacífico um passo mais perto dos quartos de final, pela primeira vez desde 2007.

Recorde as incidências da partida

Foi um jogo pobre em Bordéus, entre uma equipa de Fiji que cometeu inúmeros erros básicos e uma equipa da Geórgia que defendeu corajosamente mas ofereceu pouco no ataque.

No entanto, as Fiji fizeram o seu trabalho e chegaram aos 10 pontos, quatro a menos que o líder País de Gales e quatro a mais que a Austrália. A 8 de outubro, em Toulouse, Portugal terá de disputar um jogo contra a Geórgia, onde precisará de um ponto para garantir a classificação.

É o fim da linha para a Geórgia, que tem duas derrotas e um empate e vai jogar pelo orgulho no último jogo, contra o País de Gales.

A Austrália continua matematicamente na luta para avançar, mas as esperanças diminuíram ainda mais e a primeira eliminação na fase de grupos aproxima-se para a seleção de Eddie Jones.

Fiji joga sempre no limite em termos de ataque, jogando a bola de um lado para o outro com pouca estrutura, mas o que precisou contra a Geórgia foi de simplificar o seu jogo. Quando fizeram isso no segundo tempo, os dividendos foram consideráveis.

"Para ser sincero, fomos derrotados na primeira parte. Sabíamos que ia ser uma batalha. Estou grato por termos conseguido o resultado", disse o técnico de Fiji, Simon Raiwalui.

"Foi um pouco como voltar ao básico, estávamos a perder demasiada bola no contacto. Acho que tivemos sorte de estar a perder por 9-0 no intervalo. Foi muito disputado até o final", acrescentou.

A Geórgia acampou no campo de Fiji nos 10 minutos iniciais e foi recompensada com um penálti cobrado pelo médio Luka Matkava. Quando Davit Niniashvili, especialista em remates de longa distância, acrescentou mais dois, a Geórgia liderava por 9-0 ao intervalo.

A seleção das Ilhas do Pacífico começou mal o segundo tempo, quando o ala Semi Radradra recebeu um cartão amarelo por um derrube deliberado, mas, depois de suportar mais pressão da Geórgia, marcou o primeiro tento.

A jogada foi excelente, quando o ponta Nayacalevu torceu o corpo ao ser derrubado por dois defesas e bateu no canto antes de ser arrastado para o chão.

O médio substituto Frank Lomani desperdiçou uma oportunidade de penalidade que passou por cima da trave, para dar às Fiji a liderança pela primeira vez, antes de garantir a vitória com um segundo tento.

Habosi, demitido pelo Fijian Drua, da Super Rugby, em fevereiro, por uma violação não revelada do código de conduta da equipa, passou por uma brecha na defesa para marcar.

O centro de Fiji Josua Tuisova recebeu um cartão amarelo no final do jogo, por um tackle vertical que resultou num choque de cabeças com o lateral da Geórgia, Mirian Modebadze.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore