Mundial de Râguebi: Roménia realista após derrotas pesadas contra Irlanda e África do Sul

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial de Râguebi: Roménia realista após derrotas pesadas contra Irlanda e África do Sul
Steven Kitshoff, da África do Sul, em ação com Adrian Motoc, da Roménia
Steven Kitshoff, da África do Sul, em ação com Adrian Motoc, da RoméniaReuters
A Roménia está a utilizar o Campeonato do Mundo para dar sangue aos jovens talentos e não esperava competir com as nações do primeiro escalão, disse o treinador Eugen Apjok (51 anos), depois de sofrer a sua segunda derrota consecutiva no Campeonato do Mundo, este domingo.

Enquanto alguns dos países menos cotados do torneio, como o Uruguai e Portugal, se esforçaram por oferecer uma verdadeira concorrência às equipas mais estabelecidas, a Roménia parecia estar quebrada depois de ter perdido 82-8 contra a Irlanda e de ter sofrido uma derrota ainda mais pesada de 76-0 contra a África do Sul.

A Roménia também parece estar em declínio para uma equipa que, nos últimos dois anos, venceu o Uruguai duas vezes e Tonga uma vez, além de ter chegado perto contra a Argentina em julho de 2021.

"Não gosto destas comparações, os jogadores que jogaram no ano passado e este ano são diferentes, alguns destes jogadores são muito jovens, o nosso principal objetivo era dar experiência aos nossos jogadores e preparar a próxima fase de qualificação", disse Apjok.

"Temos de descansar, temos de melhorar e aprender muitas lições com este jogo. Precisamos de mais tempo para melhorar e vamos dar o nosso melhor", afirmou.

Eugen Apjok, treinador da Roménia, durante o treino
Eugen Apjok, treinador da Roménia, durante o treinoReuters

O capitão Cristian Chirica fez eco da ideia de que a Roménia está a utilizar o Campeonato do Mundo para ganhar experiência no plantel com vista a futuros torneios.

"A nossa equipa é jovem, os nossos jogadores estão a dar o seu melhor, estamos a tentar crescer e estes jogos vão tornar-nos melhores para a próxima fase de qualificação", afirmou.

Os poucos adeptos romenos presentes no Stade de Bordeaux não tiveram muito o que comemorar este domingo, já que a seleção sofreu doze tentativas de golo, embora tenha conseguido um penálti no scrum contra os Springboks e uma quebra de linha.

No dia 30, a Roménia vai enfrentar a Escócia em outro confronto de primeira divisão, onde o objetivo parece ser um resultado respeitável depois de derrotas tão pesadas na estreia.