NFL: Rees-Lightning torna-se no sexto jogador a chegar através do programa internacional

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Rees-Lightning torna-se no sexto jogador a chegar através do programa internacional

Louis Rees-Zammit, antigo extremo do Gloucester, marcou 14 ensaios em 31 testes pelo País de Gales.
Louis Rees-Zammit, antigo extremo do Gloucester, marcou 14 ensaios em 31 testes pelo País de Gales.AFP
A estrela galesa do râguebi Louis Rees-Zammit assinou um contrato com os Kansas City Chiefs da NFL, anunciaram na sexta-feira os bicampeões da Super Bowl.

"Rees-Lightning chegou", escreveram os Chiefs no X, com um emoji de relâmpago e uma imagem do galês de 23 anos a jogar pelo seu país natal, numa receção"Chiefs Kingdom".

"Olá Reino dos Chiefs. Louis Rees-Zammit está aqui. Acabou de assinar. Mal posso esperar para vos ver a todos no Arrowhead (Stadium)", disse Rees-Zammit num vídeo publicado no X.

A NFL Network informou que Rees-Zammit, que jogou pela equipa inglesa da Premiership Gloucester de 2018 a este ano, assinou um contrato de três anos com um bónus de assinatura e uma parte do acordo garantido. Esta última é uma parte crucial do acordo, uma vez que as equipas da NFL podem rescindir contratos deixando os jogadores quase à vontade.

Rees-Zammit disse em janeiro que deixaria o râguebi para explorar uma carreira na NFL e passou a fazer parte do NFL International Player Pathway Programme, que foi criado em 2017 para ajudar atletas globais a encontrar seu caminho para o futebol americano.

Rees-Zammit completou um treino de apresentação na semana passada - um treino que, de acordo com os Chiefs, incluiu uma corrida de 40 jardas de 4,44 segundos, o que o teria classificado em quinto lugar entre os running backs no NFL Scouting Combine deste ano para talentos do Draft da NFL.

Segundo consta, o galês visitou o New York Jets, o Cleveland Browns, o Denver Broncos e o Chiefs antes de se decidir por uma nova casa na NFL.

Torna-se o 37.º jogador do programa global de talentos a assinar um contrato com a NFL e espera agora tornar-se o sexto a conseguir um lugar no plantel. Os clubes da NFL têm autorização para utilizar um jogador internacional no campo de treino e, este ano, têm um lugar no plantel global especificamente disponível para um jogador como Rees-Zammit.

As equipas da NFL podem promover os jogadores internacionais da equipa de treino três vezes durante a época, dando aos jogadores mais oportunidades de se desenvolverem e melhorarem ao enfrentarem adversários de alto nível nos jogos da época regular.

Há também a possibilidade de Rees-Zammit, que está a ser considerado como wide receiver, bem como nas equipas de pontapés, poder fazer parte do plantel, dependendo do seu desempenho no campo de treino dos Chiefs e nos jogos da pré-época.

Mas é um feito raro que, até agora, só foi realizado pelo offensive tackle Jordan Mailata, da Austrália, ex-jogador da liga de rúgbi; pelo defensive end Efe Obada, do Washington, um britânico nascido na Nigéria; pelo fullback alemão Jakob Johnson, do Las Vegas Raiders, além do ex-defensor do Washington David Bada, da Alemanha, e do ex-defensor do Washington Sammis Reyes, do Chile.

Rees-Zammit escreveu no site dos Chiefs que o seu jogador favorito da NFL quando era miúdo era o wide receiver DeSean Jackson, que jogou cinco épocas em Filadélfia sob o comando do atual treinador dos Chiefs, Andy Reid.

Rees-Zammit também poderá ser ajudado no seu sonho de jogar na NFL pelas alterações às regras que os proprietários dos clubes da NFL aprovaram esta semana relativamente aos pontapés de saída, que foram convertidos para um formato mais ao estilo do râguebi, com pontapés bem atrás de uma linha de fundo - apenas Rees-Zammit seria assistido por bloqueadores nos pontapés de retorno.