Itália condena País de Gales a uma derrota (21-24) nas Seis Nações

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Itália condena País de Gales a uma derrota (21-24) nas Seis Nações
Itália condena País de Gales a uma derrota nas Seis Nações
Itália condena País de Gales a uma derrota nas Seis NaçõesAFP
A Itália condenou o País de Gales a uma derrota nas Seis Nações pela primeira vez em 21 anos, com uma vitória por 24-21 em Cardiff, este sábado.

Recorde as incidências da partida

A derrota também significou que País de Gales terminou em último lugar no Torneio das Seis Nações pela primeira vez desde a péssima campanha de 2003 e foi uma forma triste de George North, que saiu lesionado no final do jogo, se despedir do râguebi no último jogo do poderoso defesa antes da reforma internacional.

Mas, para a Itália, a vitória significou o melhor resultado num Torneio das Seis Nações, com duas vitórias e um empate, depois da derrota por 31-29 para a Escócia em Roma no último fim de semana, e do empate 13-13 com a França.

O resultado também garantiu que a Azzurra evitasse a nona derrota consecutiva no torneio.

A Itália marcou bons golos com Monty Ioane e Lorenzo Pani, que substituiu o lesionado Ange Capuozzo, e liderou por 18-0 até aos 65 minutos.

Mas o País de Gales ripostou quando o hooker Elliot Dee forçou o seu remate à queima-roupa.

Outra penalidade de Garbisi e uma do substituto Martin Page-Relo praticamente selaram o jogo para a Itália em 24-7, a 10 minutos do fim.

O País de Gales conseguiu mais dois tentos através dos substitutos Will Rowlands e Mason Grady, mas esses resultados chegaram demasiado tarde para negar à Itália uma vitória merecida.

Garbisi colocou a Itália numa vantagem inicial de 6-0, depois de os avançados do fly-half terem forçado o País de Gales a sofrer duas penalidades por se agarrarem aos corredores.

O País de Gales, dominado na frente na derrota por 45-24 contra a França no fim de semana passado, sofreu então uma penalidade no scrum.

Depois de várias investidas dos avançados, as manobras astutas dos defesas italianos criaram uma sobreposição na direita para Ioane, vindo da ala esquerda, marcar o seu 13.º ensaio em 30 testes.

Garbisi errou o que deveria ter sido uma conversão simples, mas a Itália ainda liderava por 11-0 aos 20 minutos de jogo.

O domínio italiano na frente permitiu a Garbisi marcar uma grande penalidade para um alinhamento ofensivo dentro dos 22 do País de Gales.

A Itália, no entanto, perdeu a posse de bola e o País de Gales contra-atacou, apenas para o capitão da Azzurra, Michele Lamaro, ganhar uma penalidade no desarme.

A fraca primeira parte do País de Gales foi resumida quando uma falta de comunicação entre Sam Costelow e Cameron Winnett fez com que ambos os defesas fossem para a mesma bola alta e fizessem um knock-on para presentear a Itália com um scrum nos 22 anos dos anfitriões.

O País de Gales ameaçou brevemente no início do segundo tempo, antes que a Itália, treinada pelo ex-jogador argentino Gonzalo Quesada, se distanciasse ainda mais.

A partir de um line-out, Ioane fez uma bela jogada em ângulo que o levou a passar pela defesa, dois anos depois de a brilhante jogada de Capuozzo ter levado Edoardo Padovani ao gol da vitória em Cardiff.

Desta vez, Ioane encontrou Pani e o lateral desviou de Josh Adams com estilo antes de correr para o tento. Garbisi converteu e a Itália estava a ganhar por 18-0 aos 46 minutos, com as vaias dos frustrados adeptos da casa a soarem no Estádio do Principado.

O País de Gales quase ripostou aos 30 minutos, por intermédio de Tomos Williams, mas o scrum-half foi travado de forma soberba à vista da linha de ensaio italiana pelo suplente Ross Vintcent.

Os adeptos galeses tiveram finalmente algo com que se congratular quando Dee, após várias repetições de vídeo, foi premiado com um ensaio aos 65 minutos.

Mas os penáltis de Garbisi e Page-Relo selaram efetivamente o jogo, numa partida em que o centro italiano Juan Ignacio-Brex se destacou na defesa.

Rowlands converteu o tento quando North saiu lesionado e foi aplaudido de pé, antes de Grady cruzar para um mero golo de consolação.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore