Acapulco: De Minaur volta a conquistar a celebrar ao vencer Casper Ruud

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acapulco: De Minaur volta a conquistar a celebrar ao vencer Casper Ruud
De Minaur defendeu o triunfo do ano passado em Acapulco.
De Minaur defendeu o triunfo do ano passado em Acapulco.AFP
Alex de Minaur conquistou o seu primeiro título ATP 250 no Acapulco 500 no ano passado e revalidou-o em 2024. O australiano, principal cabeça-de-série, derrotou o ex-número dois mundial Casper Ruud por 6-4 e 6-4 na final deste ano da prova mexicana, conquistando o primeiro troféu desde o triunfo neste local no ano passado e assegurando a sua permanência no top 10 do ranking mundial. O norueguês, por outro lado, ainda está à espera do seu primeiro título de ATP 500 e superiores.

De Minaur - Ruud: 6-4 e 6-4

Alex de Minaur confirmou que as condições em Acapulco lhe são favoráveis. Embora tenha caído em Los Cabos, há uma semana, após o jogo de abertura, voltou a conquistar o título noutro local mexicano. Na final, derrotou Casper Ruud, que tinha falhado o título uma semana antes no segundo evento ATP mexicano, em dois sets, mas apenas após duas horas.

Embora o australiano não tenha enfrentado um único break point no primeiro ato, teve de liquidar o défice de break points no segundo set, oferecendo a Nora um total de quatro oportunidades. Recuperou imediatamente o serviço perdido e venceu o set de mais de uma hora com o mesmo rácio que o anterior. Ruud ajudou-o consideravelmente a alcançar a vitória, batendo apenas oito pancadas vencedoras no encontro e cometendo 22 erros não forçados.

De Minaur melhorou o seu registo final para 8-8, tendo ganho sete dos seus oito títulos no exterior, e defendeu o troféu a este nível pela primeira vez. Depois do triunfo do ano passado neste local, quando conquistou o seu primeiro troféu em eventos superiores ao ATP 250, perdeu as quatro finais seguintes. David Ferrer defendeu pela última vez o seu título em Acapulco durante um hat-trick entre 2010 e 2012.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Ao repetir o título do ano passado, assegurou a permanência no top 10 da classificação mundial. Ruud, finalista vencido, também regressará ao top 10, com o melhor tenista norueguês da história a ficar em nono lugar, um lugar à frente de De Minaur.

"Foi uma óptima semana. Para ser sincero, não estava à espera do título. Não vim para o México na melhor forma, mas continuei a dizer a mim próprio que ia tentar dar o meu melhor. Acho que hoje joguei a minha melhor partida da semana, por isso estou muito feliz", disse De Minaur: "Acapulco é um lugar muito bom para a minha carreira. No ano passado, ganhei aqui pela primeira vez e agora estou aqui a defender o meu título pela primeira vez. Sinto-me em casa".

Ruud, por outro lado, ainda está à espera do primeiro triunfo num torneio superior ao ATP 250. Ele tem 10 títulos, mas todos eles são do bicentenário e apenas um veio numa superfície diferente do seu saibro favorito. No entanto, esteve a uma vitória de se tornar o número um do mundo na final do US Open de 2022.

Mesmo desta vez, não conseguiu vencer mais do que um jogador do top 10 num único torneio clássico. Além disso, o três vezes finalista do Grand Slam piorou o seu registo final para 10-10 em solo mexicano nas últimas duas semanas, não conseguindo encontrar uma receita contra o underdog Jordan Thompson em Los Cabos há uma semana e perdendo para outro representante australiano em Acapulco.

"O Alex jogou de forma fantástica toda a semana, mas hoje esteve demasiado bem. Acapulco parece ser muito bom para ti, por isso presumo que vás no próximo ano. Espero que não venhas, mas tenho a certeza de que estarás aqui", brincou Ruud.