Rafael Nadal regressa à ação em Barcelona: "É uma alegria"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rafael Nadal regressa à ação em Barcelona: "É uma alegria"
Nadal fará o seu tão aguardado regresso ao ATP na próxima semana em Barcelona
Nadal fará o seu tão aguardado regresso ao ATP na próxima semana em BarcelonaAFP
Rafael Nadal disse que seria "uma alegria" voltar à ação pela primeira vez desde janeiro, quando competir na próxima semana no Open de Barcelona, onde é 12 vezes campeão.

O 22 vezes vencedor do Grand Slam só jogou uma vez, num jogo de exibição, desde que sentiu uma recaída da lesão na anca na derrota nos quartos de final contra Jordan Thompson em Brisbane, na véspera do Open da Austrália.

"Estou feliz por estar aqui, claro, Barcelona é um lugar que me trouxe muita alegria e onde passei períodos da minha vida", disse Rafael Nadal na cerimónia do sorteio, este sábado.

Nadal vai defrontar na primeira ronda o italiano Flavio Cobolli, 63.º do ranking mundial. O tenista de 37 anos tentará fazer um regresso sem sobressaltos na busca do seu 15º título do Open de França.

O ex-número um do mundo viu o seu ranking cair para 646.º, depois de perder toda a temporada de 2023 após o Open da Austrália.

"Nos últimos dois anos, passei muito poucos dias em digressão, por isso passar dias aqui, ver pessoas, poder treinar com jogadores, é uma alegria", acrescentou Nadal.

"Estou muito ansioso por isto. O torneio tem jogadores incríveis", disse.

Carlos Alcaraz, vencedor em Barcelona em 2022 e 2023, vai iniciar a sua campanha no saibro depois de ter falhado o Masters de Monte Carlo devido a uma lesão no braço direito.

Número três do mundo e cabeça de série, beneficia de um bye na primeira ronda antes de enfrentar o chinês Zhang Zhizhen ou o francês Luca Van Assche.

Nadal nunca jogou contra Cobolli, que é 16 anos mais novo que ele. Se o ultrapassar, terá uma tarefa mais difícil na segunda ronda contra o australiano Alex de Minaur, 11.º classificado do mundo e que fez uns quartos de final em Monte Carlo. A perspetiva de uma meia-final contra Alcaraz no court central que agora tem o nome de... Rafael Nadal.

Na tarde de sábado, o touro de Manaco treinou com o russo Andrey Rublev e pareceu movimentar-se com facilidade pelo court.