Síntese do Estoril Open: Nuno Borges intrometeu-se entre os cabeças de série

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Síntese do Estoril Open: Nuno Borges intrometeu-se entre os cabeças de série
Nuno Borges eliminou Lorenzo Musetti e está nos quartos de final
Nuno Borges eliminou Lorenzo Musetti e está nos quartos de finalLUSA
O português Nuno Borges ‘intrometeu-se’ esta quinta-feira entre os favoritos que avançaram para os quartos de final do Estoril Open, ao afastar com autoridade o tenista italiano Lorenzo Musetti, terceiro cabeça de série, na segunda ronda.

Enquanto Casper Ruud e Hubert Hurkacz, os dois primeiros pré-designados, confirmaram o favoritismo com triunfos fáceis na estreia no Clube de Ténis do Estoril, o 24.º jogador mundial foi levado ao desespero pelo consistente número um nacional, que causou a surpresa da jornada ao vencer, com os parciais de 7-6 (7-4) e 6-3, para avançar pela primeira vez para os quartos de final.

Depois de uma derrota na ronda inaugural no ano passado e de duas presenças na segunda ronda em 2021 e 2022, Borges subiu hoje um ‘degrau’, graças a um jogo seguro frente ao terceiro cabeça de série, eliminado após uma hora e 37 minutos.

O 62.º jogador mundial é, assim, o único ‘sobrevivente’ português naquela que poderá ser a última edição do Estoril Open – o torneio não consta no calendário ATP para o próximo ano -, já que Jaime Faria e Henrique Rocha foram hoje eliminados na primeira ronda de pares, pelo romeno Victor Cornea e pelo checo Petr Nouza, que ganharam por 6-4, 6-7 (3-7) e 10-3.

Agora, o tenista nacional irá defrontar Cristian Garín, o chileno que derrotou o francês Arthur Fils, ‘responsável’ por terminar a carreira de João Sousa, por 2-6, 6-4 e 6-4, e impediu que Borges tentasse a ‘desforra’ em nome do ‘conquistador’.

Ao contrário de Musetti, os outros dois cabeças de série que tiveram ‘bye’ na primeira ronda deram-se bem na estreia na terra batida do Clube de Ténis do Estoril: primeiro, foi Hubert Hurkacz, 10.º jogador mundial, a garantir a qualificação para os ‘quartos’, com um triunfo por 7-6 (7-5) e 6-4 sobre o ‘qualifier’ britânico Jan Choinski (188.º), no encontro que abriu a jornada no court central.

Depois, Casper Ruud, o campeão em título, teve um ‘passeio’ frente ao neerlandês Botic van de Zandschulp (87.º), derrotado com os parciais de 6-1 e 6-2, em uma hora e 17 minutos.

O norueguês, oitavo jogador mundial, impressionou hoje, com um triunfo inspirado e que nunca esteve em causa, e irá agora enfrentar nos quartos de final o húngaro Marton Fucsovics (85.º), que afastou o francês Gaël Monfils (45.º).

O sétimo cabeça de série – um dos jogadores mais populares do circuito – complicou a sua vida, no encontro da segunda ronda e, após vencer o primeiro set, acabou por perder por 1-6, 6-1 e 7-5, desperdiçando três 'match points'.

Já outro francês, Richard Gasquet, provou ter merecido “uma nova oportunidade” neste Estoril Open, causando, pelo caminho, um desgosto ao público nacional, ao eliminar o austríaco Dominic Thiem, um favorito dos fãs.

Após perder na última ronda da fase de qualificação, o 122.º jogador mundial acabou ‘repescado’ diretamente para a segunda ronda devido à desistência do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, quarto cabeça de série, que tinha ‘bye’, e hoje avançou para os quartos de final, com uma vitória renhida diante do campeão do Open dos Estados Unidos de 2020, por 6-4 e 7-6 (8-6).

Na próxima ronda, o campeão de 2015 vai defrontar Pedro Martínez, que afastou o compatriota Roberto Bautista Agut, e que é um dos dois espanhóis nos ‘quartos’ – num encontro entre jogadores oriundos do ‘qualifying’, Pablo Llamas Ruiz derrotou David Jorda Sanchís e marcou encontro com Hurkacz.