Iga Swiatek derruba Maria Sakkari e recupera o título em Indian Wells

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iga Swiatek derruba Maria Sakkari e recupera o título em Indian Wells
O rolo compressor Iga Swiatek está de volta
O rolo compressor Iga Swiatek está de voltaAFP
Maria Sakkari lutou por um set, mas Iga Swiatek voltou a ser a jogadora imparável de 2022, vencendo facilmente na final para recuperar o título em Indian Wells, dois anos depois. Agora, mais do que nunca, a polaca é a número 1 do mundo.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscoe

Dois anos mais tarde, Iga Swiatek e Maria Sakkari voltaram a encontrar-se na final em Indian Wells. As duas jogadoras não se defrontavam desde o seu encontro no deserto em 2022, quando a polaca andou sobre a água. Era difícil imaginar um cenário diferente esta noite, a não ser que o espírito de luta da grega conseguisse abalar a número 1 mundial.

No início da partida, Sakkari parecia ter um bom domínio da bola, mas isso era apenas uma ilusão. Assim que a bola foi colocada em jogo, Swiatek quebrou na sua primeira oportunidade com a intensidade que lhe é caraterística. A jogadora atraiu a rival para trás, confirmou a quebra e assumiu o controlo. A rival estava com dificuldades e teve de trabalhar muito antes de finalmente abrir o placar.

Mas algo pareceu acontecer, quando ela finalmente entrou no seu ritmo, e o efeito foi imediato. Tornou-se uma ameaça, e finalmente quebrou, causando dano à sua rival na troca. Agressiva, empatou 3-3 e a partida finalmente começou. Ponto a ponto, a grega parecia estar a ganhar uma ligeira vantagem. Mas contra a número 1 do mundo, não se pode baixar a intensidade nem por um grau, e quando Sakkari estava a servir para se manter no set, um mau jogo fez com que lhe fossem oferecidas três bolas para fechar o encontro, e a terceira foi a correta.

A partir daí, com um set de vantagem, era difícil perceber como é que Iga Swiatek poderia perder. E com razão: nunca tinha acontecido em 69 jogos WTA 1000 na sua carreira. Isto foi confirmado por um break point no início do segundo set, dando-lhe outra vantagem de 3-0. O público esperava o mesmo cenário que no primeiro set, para que o jogo não terminasse demasiado depressa. Mas a jogadora polaca tinha outras ideias e tentou um duplo break para acabar com qualquer suspense.

Até se deu ao luxo de infligir mais um bagel à sua rival, que ficou totalmente dominada pela intensidade e talento da jogadora polaca. No final, Iga Swiatek venceu por 6-4 e 6-0 e conquistou o título em Indian Wells.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

É o 19.º título da sua carreira e o 8.º no WTA 1000. As dúvidas do início da época desapareceram há muito e a jogadora polaca voltou a ser a máquina implacável que domina o circuito e consolida a sua posição como número 1 mundial. Maria Sakkari, que foi derrotada por adversárias muito mais fortes, não se arrependeu e reapareceu na cena do ténis mundial durante este torneio.