Roland Garros: Van Assche e Fils, a nova geração é aguardada com grande expetativa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roland Garros: Van Assche e Fils, a nova geração é aguardada com grande expetativa

Arthur Fils e Luca van Assche, há dois anos, na final de juniores de Roland Garros
Arthur Fils e Luca van Assche, há dois anos, na final de juniores de Roland GarrosProfimedia
Quarenta anos após o título de Yannick Noah, Luca van Assche e Arthur Fils entram no Open de França como as esperanças a médio prazo do ténis francês, enquanto os mosqueteiros Tsonga, Gasquet, Simon e Monfils se despedem gradualmente.

Adversários na final do torneio de juniores de 2021, vencido por Van Assche, os dois candidatos entram este ano diretamente no quadro principal. O vencedor júnior graças à sua classificação no top 100 mundial, o finalista graças a um convite.

"É certo que eles vão assumir o controlo muito rapidamente", afirmou Richard Gasquet em maio no Eurosport. Depois das desistências, no ano passado, de Jo-Wilfried Tsonga e Gilles Simon, ele e Gael Monfils, que em breve completará 37 anos, continuam a ser os dois últimos grandes nomes do ténis francês dos anos 2000 na corrida deste ano. Mas à medida que o tempo passa, as suas hipóteses ao mais alto nível estão a desaparecer inexoravelmente.

Pelo contrário, com apenas 19 anos, Van Assche ocupa o 79.º lugar do ranking mundial, o mais alto da sua carreira, e Fils, o 112.º, (chegou a 104.º em fevereiro), a poucos dias do seu 19.º aniversário, a 12 de junho.

"Dizem que é sempre preciso tempo para entrar no top 100 do mundo. Mas penso que, quando se é muito forte, chega-se lá muito rapidamente", afirmou Gasquet, que acredita que os dois têm a "verdadeira motivação" para entrar no top 10. Em termos de motivação, a rivalidade saudável entre estes dois amigos é suscetível de os puxar "para cima", de acordo com Van Assche.

"Bom espírito"

"Provocamo-nos um pouco, mas com bom espírito. E se isso nos permite jogar bem, tanto melhor. Treino muitas vezes com ele e sabemos muito bem que temos mais ou menos o mesmo nível", disse ao L'Équipe em março.

Ivan Ljubicic, antigo treinador de Roger Federer, foi recrutado pela Federação Francesa de Ténis em dezembro e tem apenas um objetivo: ver um francês levantar um troféu do Grand Slam. E para o antigo número 3 do mundo, Van Assche e Fils têm "o potencial".

"São completamente diferentes em termos de caráter, de pessoas. Mas penso que podemos ter jogadores que esperamos ver bem sucedidos, não em 2023, mas no futuro, algo de grandioso", afirmou. Este ano ainda é muito cedo para que Noah seja bem sucedido, mas esperam-se resultados convincentes em Porte d'Auteuil para estes dois jogadores que estão a estabelecer-se no circuito ATP.

Van Assche (70kg, 1,78m), nascido em Woluwe-Saint-Lambert, Bélgica, está a jogar no sorteio principal de Roland Garros pela primeira vez, depois de não se ter qualificado em 2021 e 2022, mas tem experiência de primeira ronda no Open da Austrália deste ano.

Estreia para Fils

Fils (1,85m, 83kg) está a jogar o quadro principal de um torneio do Grand Slam pela primeira vez. Também perdeu nas rondas de qualificação em 2021 e 2022 em Paris.

Van Assche foi o primeiro dos dois a ganhar um torneio profissional em 2022: ganhou quatro títulos Challenger até agora (Lisboa e Maia em 2022, Pau e San Remo em 2023). Seguiram-se dois jogos de alto nível no ATP 250 de Banja Luka, onde derrotou Stan Wawrinka, três vezes vencedor do Grand Slam, antes de defrontar Novak Djokovic.

Fils tem apenas um troféu profissional (o Challenger de Oeiras, em janeiro), mas tem tido um grande impacto esta época: no ATP 250 de Montpellier, chegou às meias-finais depois de vencer Gasquet, Bautista e Halys, antes de perder para Sinner. Depois, jogou outra meia-final do ATP 250 em Marselha, onde aproveitou a desistência de Sinner na segunda ronda, antes de vencer Wawrinka e perder para Bonzi. Chega ao Open de França depois da sua primeira vitória num Masters 1000 em Roma, onde derrotou Juan Manuel Cerundolo antes de ser eliminado por Holger Rune.