Alcaraz eliminado por Dimitrov do Masters 1000 de Xangai (1-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz eliminado por Dimitrov do Masters 1000 de Xangai (1-2)

Alcaraz frustrado contra Dimitrov.
Alcaraz frustrado contra Dimitrov.AFP
O atual número dois do ranking mundial sucumbiu perante um adversário que apresentou mais complicações do que aquelas a que está habituado (que não costumam ser poucas).

Recorde as principais incidências da partida

Carlos Alcaraz encarou o duelo contra Grigor Dimitrov como uma grande oportunidade. Com o sérvio Novak Djokovic ausente e com Daniil Medvedev e Jannik Sinner, as suas duas últimas derrotas, já eliminados (depois de perderem com os americanos Sebastian Korda e Ben Shelton, respetivamente), o contexto era ideal para um jogador que queria fazer as pazes com o que aconteceu em Pequim e, há pouco mais de um mês, no Open dos Estados Unidos.

O jogador natural de Múrcia dispôs de dois break points no início do encontro, mas não conseguiu aproveitá-los e sofreu um duro golpe a meio do set, quando o seu duro adversário conseguiu tomar a dianteira pela primeira vez no encontro. A perder durante vários minutos, recuperou a sua melhor versão na altura certa, quando Dimitrov serviu para ganhar o ponto (4-5), e acabou por vencer por 7-5 ao ganhar três jogos seguidos.

Dimitrov joga uma grande partida para vencer Alcaraz.
Dimitrov joga uma grande partida para vencer Alcaraz.WANG ZHAO / AFP

Apesar do que tinha visto no final do set inicial, Alcaraz perdeu o seu serviço no início do segundo set. Era altura de voltar a remar, com a ideia de resolver a situação o mais rapidamente possível, de modo a ganhar rapidamente. Mas não ia ser assim tão fácil: o búlgaro quase não cedeu e fez-se grande numa secção onde foi especialmente solvente e até sofreu muito pouco. De tal forma que, quando se esperava que o atual campeão de Wimbledon reduzisse a diferença a caminho da igualdade, abriu-se uma diferença ainda maior no marcador, para 2-6.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Era o tudo ou nada para ambos pelo cobiçado bilhete para os quartos de final do Masters 1000 de Xangai. Depois de uma troca de golpes no início, Carlitos naufragou e ficou a 1-3, sem grande margem de reação. Havia cada vez menos oportunidades à sua frente e ele precisava de uma nova reviravolta no guião, como a anterior, para se manter vivo numa competição à qual chegou como o grande candidato a conquistá-la. As suas tentativas foram em vão, porque o 19.º cabeça de série do ranking ATP manteve-se sólido (4-6) e deu forma a uma reviravolta que lhe permite defrontar Nicolas Jarry na próxima ronda.