Basebol: Espanha vence o Campeonato da Europa, 68 anos depois

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basebol: Espanha vence o Campeonato da Europa, 68 anos depois

Espanha com o troféu de campeão europeu
Espanha com o troféu de campeão europeuGrega Valancic
Graças à influência latino-americana da equipa, a Espanha conquistou o seu segundo título do Campeonato Europeu de Basebol, 68 anos depois do primeiro. A seleção espanhola derrotou a Grã-Bretanha na final, por 11-2.

A grande final contra a Grã-Bretanha foi disputada em Brno (República Checa) e terminou com uma primeira entrada em que a Espanha ganhou por 5-1. Na sexta entrada, com uma vantagem de 4-0, a equipa capitaneada por Nelson Prada selou definitivamente um jogo que confirmou a invencibilidade da Espanha no campeonato.

Na primeira fase do torneio, os espanhóis ficaram confortavelmente em primeiro lugar no Grupo A, depois de vencerem a Grécia (14-1), a Áustria (13-1) e a República Checa (9-0), antes de avançarem confortavelmente para os quartos de final com uma vitória por 18-3 sobre a Suécia. Nas meias-finais, derrotaram os favoritos ao título, os Países Baixos, por 9-8.

Ultrapassado o maior obstáculo, a Espanha recorreu aos seus melhores jogadores para desfrutar de uma final tranquila. Wander Encarnación, o MVP europeu, marcou na primeira entrada e fez um home run na sexta.

Depois do jogo, Jesús Lisarri, presidente da Federação Espanhola de Basebol, falou da importância da influência latina no bom momento da seleção: "É verdade que muitos dos nossos jogadores são de origem latina, mas as novas gerações são filhos de dominicanos, venezuelanos e cubanos que vieram há anos e nasceram aqui. O nosso potencial reside na integração de toda a comunidade latina, que, tal como vem com a sua gastronomia e a sua música, também traz uma luva de basebol debaixo do braço, porque é o seu desporto", explicou o dirigente.