Wander Franco, dos Tampa Bay Ray, não comparece para responder a queixa na República Dominicana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wander Franco, dos Tampa Bay Ray, não comparece para responder a queixa na República Dominicana

Wander Franco, dos Tampa Bay Ray
Wander Franco, dos Tampa Bay RayRick Osentoski
O shortstop do Tampa Bay Rays, Wander Franco (22 anos), não compareceu na manhã de quinta-feira para responder a uma intimação na República Dominicana, referente a alegações de que se envolveu em relacionamentos com menores.

Wander Franco foi intimado se reunir-se com as autoridades da Promotoria Especializada da Criança e do Adolescente na cidade de Santo Domingo às 11 horas locais.

O jornal local Listin Diario publicou um vídeo nas redes sociais, por volta das 11:45, que mostrava funcionários a aguardar a sua chegada e listando-o como não comparecimento, e a diretora da agência, Olga Dina Llaverias, confirmou mais tarde que ele não apareceu.

Na quinta-feira, notícias vindas da República Dominicana também diziam que Franco tinha despedido a sua equipa jurídica, e Dina Llaverias disse que a agência iria continuar a construir o seu caso.

"Há algumas opções no processo de investigação, mas agora não é o momento oportuno para falar sobre isso", disse Dina Llaverias.

As autoridades da República Dominicana realizaram duas buscas na terça-feira à procura de Franco, mas não conseguiram encontrá-lo, segundo o jornal.

Pelo menos duas pessoas entraram com ações judiciais contra Franco, e o jogador está a ser investigado por um suposto relacionamento impróprio com um terceiro menor, informou a ESPN.

Embora nenhuma acusação legal tenha sido feita, o repórter da MLB, baseado na República Dominicana, Hector Gomez, publicou no X (antigo Twitter) na terça-feira: "Foram encontradas novas provas no caso de Wander Franco que o implicam ainda mais nas acusações que foram feitas contra ele de supostos relacionamentos com menores".

Os Rays colocaram Franco na lista restrita, a 14 de agosto, e depois em licença administrativa remunerada, a 22 de agosto, quando a MLB lançou uma investigação sobre publicações nas redes sociais indicando que Franco estava envolvido num relacionamento impróprio com um menor.

Franco foi entretanto transferido para o plantel ativo dos Tampa Bay, mas apenas porque a licença administrativa não está disponível durante a época baixa. Ele poderia ser colocado novamente em licença administrativa quando os treinos da primavera começarem.

Franco, que foi convocado pela primeira vez em 2021 como um dos prospetos mais badalados dos últimos anos, jogou 112 jogos no auge da carreira e foi um All-Star pela primeira vez em 2023. 

Estabeleceu recordes de carreira em praticamente todas as estatísticas, incluindo home runs (17), RBIs (58), roubos (30) e corridas (65) enquanto rebatia .281 com uma percentagem de base de .344 e uma percentagem de slugging de .475.