NBA: Drama levou ao prolongamento e deu primeira vitória dos Celtics sobre os Pacers (133-128)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Drama levou ao prolongamento e deu primeira vitória dos Celtics sobre os Pacers (133-128)

Celtics vencem jogo dramático na meia-final da Conferência Este
Celtics vencem jogo dramático na meia-final da Conferência Este AFP
Graças a um triplo de Jaylen Brown que forçou o prolongamento, os Boston Celtics derrotaram os Indiana Pacers na primeira partida das meias-finais da Conferência Este.

Boston Celtics 133-128 Indiana Pacers

Os Pacers, a surpresa dos play-offs, perdeu grandes oportunidades de conseguir uma vitória fora de casa contra a melhor equipa da temporada regular.

Dois turnovers de Tyrese Haliburton (25 pontos e 10 assistências) e Pascal Siakam (24 pontos e 12 ressaltos) permitiram que Jaylen Brown (26 pontos) levasse o jogo para o prolongamento com um triplo espetacular a 5,7 segundos do fim.

Os visitantes voltaram a colocar-se em vantagem, mas Jayson Tatum, a estrela da casa, marcou 10 pontos no prolongamento para manter a vitória no TD Garden.

"Temos de ser melhores, para ser sincero, mas vou aceitar esta vitória", sublinhou Jaylen.

"Tivemos muitos altos e baixos. Acho que não jogámos no nosso melhor. Mas o jogo é rápido e não há tempo para desculpas", sublinhou o All-Star. "É preciso continuar e foi isso que fizemos esta noite. E encontrámos uma solução", acrescentou depois de um jogo vibrante e emocionante.

Os Pacers já haviam derrotado os Milwaukee Bucks e os New York Knicks e, esta madrugada, quase voltaram a supreeender com um grande exercício de resistência comandado por Haliburton, Siakam e Myles Turner (23 pontos e 10 ressaltos).

Os Pacers nunca deixaram os Celtics fugir no marcador, mas, depois de os terem ultrapassado na reta final, permitiram que estes ressuscitassem com uma sequência de erros individuais.

"É uma pena, porque fizemos muitas coisas boas... mas estamos nos play-offs. Temos de recuperar e seguir em frente", exigiu o treinador Rick Carlisle, que já está a pensar no jogo 2 de quinta-feira, em Boston.

"São os play-offs"

Os Pacers começaram o jogo com uma dinâmica completamente oposta à da vitória de domingo no sétimo e decisivo jogo contra a equipa de Nova Iorque.

Depois de acertar 67,1% de lançamentos, recorde nos play-offs, no Madison Square Garden, Indiana errou os seis primeiros lançamentos contra os Celtics e rapidamente se viu a perder por 12-0.

Siakam acabou com essa fase ao marcar os primeiros pontos dos visitantes após três minutos de jogo.

A entrada do poste Obi Toppin (15 pontos) e do base TJ McConnell (13 pontos) foi fundamental para que os Celtics conseguissem fazer o jogo andar em ritmo acelerado, o que é do seu interesse.

As duas equipas foram para os balneários empatadas a 57 pontos, depois de Haliburton ter marcado três pontos a partir do centro do campo ao intervalo.

Tatum e Brown deram à equipa da casa uma vantagem de 13 pontos (92-79) antes da reta final, mas os seus adversários mostraram que nunca desistem e aproveitaram o descanso de Tatum para voltar a empatar.

Haliburton conseguiu um segundo "buzzer beater" com um lançamento de três pontos no apito final do terceiro quarto, mas, quando já tinham a primeira vitória na mão, Tyrese e Pascal cometeram dois erros que permitiram a J. Brown forçar o prolongamento com um triplo em frente a Siakam.

"Isto são os play-offs. Fizemos uma jogada e foi executada na perfeição. Eu disse ao Jrue (Holiday) que ia estar livre no canto. Estava e meti-a lá dentro", contou Brown mais tarde.

Haliburton, que falhou o último lançamento de três pontos de desespero do último quarto, acertou no início do prolongamento e converteu três lances livres para colocar a sua equipa na frente por 121-123.

Mas Tatum deu um passo à frente para os anfitriões, que cerraram os dentes em casa. Holiday (28 pontos e 8 assistências), excelente no ataque e na defesa, causou outro turnover fatal de Haliburton e Tatum acertou triplo para manter a vitória em casa.