Basquetebol: Benfica vence GDESSA Barreiro e conquista Taça feminina pela terceira vez (61-42)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Basquetebol: Benfica vence GDESSA Barreiro e conquista Taça feminina pela terceira vez (61-42)
Atualizado
Encarnadas superiorizaram-se às campeãs nacionais
Encarnadas superiorizaram-se às campeãs nacionaisFP Basquetebol
O Benfica conquistou este domingo pela terceira vez a Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao vencer o GDESSA Barreiro, por 61-42, em Torres Novas.

Recorde aqui as incidências do encontro

O Benfica reconquistou hoje a Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao bater o GDESSA Barreiro por 61-42, arrebatando o troféu pela terceira vez, após as vitórias em 2021 e 2022, num jogo sempre controlado pelas encarnadas.

Keilanei Cooper, com 14 pontos, e Letícia Soares, com 15 ressaltos e 11 pontos, foram determinantes entre as benfiquistas, que até começaram a perder. 

Os primeiros dois pontos foram para a equipa do Barreiro, mas só aí o GDESSA, campeão nacional, esteve à frente do jogo. O Benfica começou melhor, forte nos ressaltos ofensivos e bem mais eficaz nos lançamentos, e lançou-se para uma exibição que garantiu sempre o domínio das operações. 

Impulsionados por Keilanei Cooper, Isabela Quevedo e Letícia Soares, as encarnadas chegaram ao fim do primeiro período na frente por três pontos, destacando-se pela capacidade de concretizar no garrafão contrário. 

Um triplo de Artemis Afonso, logo a abrir o segundo período, fez disparar a vantagem para seis pontos e deu a tónica para 10 minutos que lançaram o Benfica para uma fase muito consistente.

O GDESSA mostrava dificuldades na aproximação debaixo do cesto e só perto do descanso se reequilibrou um pouco. 

O Benfica aproveitou bem as falhas das adversárias para segurar e até aumentar a diferença, destacando-se o entendimento coletivo, sempre com Isabela Quevedo lançada para o cesto e, igualmente, uma excelente registo nas tentativas de triplo. 

Melhor nos lançamentos, nos ressaltos e nas assistências, a equipa orientada por Eugénio Rodrigues atingiu o intervalo com um resultado que espelhava essa supremacia, com nove pontos a favor (35-26).

A formação do Barreiro tentou uma reação e reduziu para seis pontos de diferença. Krystal Freeman apareceu mais em jogo e o GDESSA melhorou, recuperando nos ressaltos e no número de lançamentos. 

Mas Benfica ripostou de pronto, especialmente por Letícia Soares, que injetou uma dose de energia extra que deu às encarnadas novo balanço e uma liderança ainda mais reforçada: 11 pontos no final do terceiro período.

À procura da quarta Taça de Portugal e depois de já esta época ter vencido a Taça Federação precisamente diante do Benfica, o GDESSA tinha tarefa difícil para o derradeiro período.

A missão da equipa de André Martins ficou ainda mais complicada depois de dois triplos convertidos por Artemis Afonso, que dilataram ainda mais os números do marcador e derrubaram o ânimo das barreirenses. 

O quarto período, com 14-6 para as benfiquistas, coroou a superioridade da formação de Eugénio Rodrigues e castigou muitas falhas do GDESSA, fixando em 61-42 o resultado, que valeu a terceira Taça de Portugal feminina de basquetebol ao Benfica.