Ansioso para aumentar a diferença para a zona de despromoção, o Celta começou forte e assumiu a liderança logo no início, com o Valladolid a sofrer o 11.º golo fora de casa na primeira meia-hora. Minutos depois de Iago Aspas atirar à barra, Gabri Veiga colocou a bola em Haris Seferovic, que desviou de cabeça para o golo inaugural.
O Valladolid não teve tempo para respirar, com a equipa da casa a continuar por cima e a dobrar a vantagem numa excelente jogada coletiva: Veiga faturou com um remate de primeira ao canto inferior esquerdo, após Carles Pérez cruzar na direita.
Os problemas para a equipa de Pacheta aumentaram após o intervalo, sofrendo o terceiro poucos minutos depois de ver o golo de Selim Amallah ser anulado pelo VAR. Veiga matou o jogo, aproveitando uma sobra junto da baliza forasteira.
Com a nona derrota fora de casa, recorde da Liga, o Valladolid foi ineficaz no último terço e viu ainda o cartão vermelho ser exibido a Amallah. Os visitantes estão apenas dois pontos acima da descida de divisão. Já os comandados de Carlos Carvalhal somaram a primeira vitória nos últimos sete jogos frente ao Valladolid, afastando os receios da primeira despromoção desde 2007.
Na outra partida da tarde, o Girona começou melhor e chegou ao golo logo aos quatro minutos, por Aleix García. Dois autogolos do Athletic Bilbau, da autoria de De Marcos e Vesga, colocaram a equipa catalã a vencer por 3-1 ao intervalo. Pelo meio, Berchiche reduziu. A fechar, Raúl García fez o 3-2.
Com este resultado, o Girona subiu ao décimo posto, com 30 pontos, menos dois que o adversário deste domingo, que está na sétima posição.
Resultados:
Athletic Bilbau 2-3 Girona
Celta de Vigo 3-0 Valladolid