Entrevista Flashscore a Michael Nsien: "Levar a Nigéria às meias-finais do Mundial-2026 tem de ser o objetivo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevista Flashscore a Michael Nsien: "Levar a Nigéria às meias-finais do Mundial-2026 tem de ser o objetivo"
Nsien é o treinador da equipa sub-19 dos EUA
Nsien é o treinador da equipa sub-19 dos EUAAFP
Michael Nsien, treinador da equipa de sub-19 dos Estados Unidos da América, está confiante na sua capacidade não só para garantir a qualificação da Nigéria para o Campeonato do Mundo da FIFA 2026, mas também para conduzir o país a uma histórica meia-final.

A Federação Nigeriana de Futebol está à procura de um novo treinador para liderar a renovada equipa das Super Águias. O antigo tático do FC Tulsa está entre os candidatos seleccionados para suceder a José Peseiro, que abandonou o cargo após a Taça das Nações Africanas realizada na Costa do Marfim.

Nsien, com 17 anos de experiência como treinador e detentor de uma licença U.S. Soccer Pro e de uma licença UEFA "A", mostra-se confiante no seu potencial e delineia os seus objectivos imediatos caso seja escolhido, especialmente tendo em conta que a competição mundial de futebol será co-organizada pelo Canadá, México e Estados Unidos.

Ele disse ao Flashscore numa entrevista exclusiva: "Levar a Nigéria às meias-finais do Campeonato do Mundo de 2026 tem de ser o objetivo, vimos Marrocos atingir esse nível. A Nigéria, como nação, tem o potencial para afirmar o domínio do futebol africano. Por isso, não há limites para o que podemos alcançar."

Nsien quer levar a Nigéria a uma meia-final do Campeonato do Mundo
Nsien quer levar a Nigéria a uma meia-final do Campeonato do MundoAFP

"Com a realização do Campeonato do Mundo nos Estados Unidos, as condições são excelentes. Acredito que posso melhorar a experiência dos jogadores, fornecendo detalhes adicionais. Tenho uma equipa forte no terreno para garantir que o apoio necessário estará pronto para os jogadores. A equipa irá utilizar os seus recursos para garantir o seu sucesso.

"No que diz respeito ao talento dos jogadores, temos dois dos dez melhores avançados do mundo. Além disso, descobrimos recentemente um guarda-redes promissor que demonstra uma melhoria contínua a qualquer nível. Considerando a estrutura geral e o perfil do talento em todas as posições, estamos prontos para o sucesso.

"Só precisamos de colocar os jogadores em campo e garantir que se complementam uns aos outros sem diminuir os pontos fortes de cada um. Daremos prioridade aos jogadores com capacidades superiores e utilizaremos as suas competências para melhorar o desempenho geral da equipa."

Plano para o campeonato local

Nos últimos anos, tem havido uma tendência de priorizar jogadores de ligas estrangeiras em detrimento de talentos da primeira divisão nigeriana. Essa tendência é evidente na participação do país nos dois últimos torneios continentais, em que apenas uma estrela da NPFL foi incluída no plantel das Super Águias.

Nsien está empenhado em oferecer oportunidades para que jogadores locais talentosos possam competir por vagas na seleção principal.

"Estou atualmente na Nigéria, e a sensação de estar aqui é ótima. Já reiterei várias vezes que os jogadores da liga local merecem oportunidades na equipa principal. Isso não só os inspira como também dá esperança a outros jogadores que aspiram a representar as Super Águias.

"Quando estes jogadores regressam aos seus clubes, o seu desempenho aumenta e o perfil da NPFL e das suas ligas como um todo é reforçado. Sugiro que se considerem pelo menos três jogadores, desde que cumpram os requisitos necessários para a equipa.

"Estou empenhado em fazer esforços significativos a este respeito e vou assistir pessoalmente aos jogos da NPFL para identificar os jogadores adequados para a equipa principal."

Boas recordações da equipa sub-23 da Nigéria

Poucos sabem que o treinador Nsien já representou a Nigéria nas categorias de base, jogando pela seleção sub-23. Apesar de a equipa não se ter conseguido qualificar para os Jogos Olímpicos de Atenas de 2024, onde terminou em terceiro lugar num grupo juntamente com o Senegal, o Egipto e a Tunísia, o antigo defesa dos Portland Timbers guarda memórias marcantes do seu tempo com a Dream Team.

Enquanto estava em Tulsa, nas férias da faculdade, tive um encontro com James Peters, conhecido pela sua longa passagem pela seleção nacional. Na altura, ele estava a fazer um mestrado em Oklahoma.

"Observando os meus treinos, ele sugeriu que eu fosse treinar na Nigéria para ganhar uma experiência valiosa. Segui o seu conselho e a minha passagem pela Nigéria acabou por ser muito gratificante. Apesar de ter apanhado malária durante o estágio, o que foi inesperado, não me arrependo nada dessa experiência.

"O meu primeiro colega de quarto foi Victor Ezeji, que não só era um grande jogador, mas também uma pessoa maravilhosa. Apresentou-me ao grupo e fez-me sentir como se fizesse parte dele. Tivemos muitos jogos no norte, o que me deu a oportunidade de explorar uma parte do país que eu ainda não tinha visto."

Futuro

A Federação Nigeriana de Futebol deve anunciar o substituto de José Peseiro ainda este mês, já que a qualificação para o Mundial-2026 começa em menos de dois meses.

As Super Águias recebem a África do Sul no dia 2 de junho, antes de viajarem para o Stade de l'Amitie, em Cotonou, onde defrontarão os Esquilos da República do Benim.

O antigo treinador José Peseiro com o avançado Victor Osimhen
O antigo treinador José Peseiro com o avançado Victor OsimhenAFP

Os tricampeões africanos não conseguiram qualificar-se para a competição mundial de futebol de 2022, depois de terem perdido para o arquirrival Gana no play-off.

O melhor desempenho da Nigéria no Campeonato do Mundo continua a ser a passagem aos oitavos de final, alcançada em 1994 (EUA), 1998 (França) e 2014 (Brasil).