Fórmula 1: Sauber anuncia parceria com a Audi para 2026

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Sauber anuncia parceria com a Audi para 2026
A imagem divulgada pela parceria para o novo monovolume da Sauber/Audi
A imagem divulgada pela parceria para o novo monovolume da Sauber/AudiFórmula 1
A Fórmula 1, através de comunicado oficial divulgado esta quarta-feira, anunciou que a Sauber vai tornar-se na equipa de trabalho da Audi. O fabricante alemão, que substituirá a Alfa Romeo, já tinha noticiado que iria entrar na modalidade em 2026, mas faltava saber em que moldes.

Segundo a nota oficial a Fórmula 1, a Sauber, que atualmente corre com a designação Alfa Romeo, passa a ser o parceiro estratégico da Audi, fabricante que adquire uma participação expressiva no grupo e compomete-se a criar uma nova unidade de potência na sua sede, em Neuburg, na Alemanha, acrescentando a nota que cerca de 120 profissionais já estão atualmente a trabalhar nesse departamento.

A Sauber, por seu turno, vai desenvolver o monolugar em Hinwil, na Suíça, e será responsável pelo planeamento e execução das operações da corrida.

"Estamos muito satisfeitos por termos conquistado um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1", afirmou Oliver Hoffmann, membro do conselho de administração da Audi AG e responsável pelo programa de Fórmula 1 do fabricante. 

"É uma grande notícia a Audi assinar esta parceria com a Sauber para entrar na Fórmula 1 em 2026. A combinação desses dois nomes é algo que empolga e projeta a nossa modalidade", disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.

Antes da chegada da Audi, a partir de 2026, a Sauber vai despedir-se da Alfa Romeo já no final da próxima temporada, em 2023. Até final de 2025 a Sauber continuará a utilizar os motores Ferrari e, a partir daí, entrará em campo a Audi.

O fabricante alemão, que faz parte do grupo Volkswagen, acrescenta que a expansão da sua base, em Neuberg, em termos de pessoal, edifícios e estruturas técnicas, será feita "na sua maioria em 2023". A intenção é fazer os primeiros testes da unidade de potência, num carro de teste, em 2025.