Feminino: Canadá vence Jamaica (2-1) e conquista vaga olímpica

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Feminino: Canadá vence Jamaica (2-1) e conquista vaga olímpica
Canadá qualificou-se para os Jogos Olímpicos
Canadá qualificou-se para os Jogos OlímpicosReuters
O Canadá vai ter a oportunidade de defender a sua medalha de ouro olímpica no futebol feminino, depois de ter conquistado um lugar nos Jogos de Paris, no próximo ano, após uma vitória sobre a Jamaica (2-1).

Recorde as principais incidências da partida

A seleção canadiana chegou ao jogo da 2.ª mão com o controlo do próprio destino depois de uma vitória por 2-0 fora de casa, em Kingston, na sexta-feira e, depois de um susto inicial, conseguiu o resultado que os adeptos esperavam, garantindo de forma convincente a vaga em Paris.

"Pensei neste jogo desde o final do Campeonato do Mundo, pelo que toda a gente se empenhou a fundo para fazer tudo o que estava ao nosso alcance para dar a volta a isto", afirmou a treinadora canadiana Bev Priestman.

"Esta equipa é melhor quando quer fazer alguma coisa e, em última análise, queremos corrigir o que correu mal no Campeonato do Mundo", sustentou.

A qualificação para os Jogos Olímpicos proporcionou uma pequena medida de redenção após um desempenho amargamente dececionante no Mundial da Austrália e Nova Zelãndia, onde o Canadá não conseguiu passar da fase de grupos.

O Canadá conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze no futebol feminino nos últimos três Jogos Olímpicos, mas Priestman admitiu que ainda há muito trabalho pela frente para que a equipa volte ao pódio em Paris.

"É emocionante, mas não me estou a entusiasmar, porque temos muito trabalho pela frente. Voltar a subir ao pódio, como acabámos de ver no Mundial, vai ser mais difícil do que nunca", disse Priestman.

Canadá venceu a Jamaica
Canadá venceu a JamaicaFlashscore

Reviravolta canadiana

Em relação ao jogo da última madrugada, o Canadá aplicou toda a pressão inicial, mas, contra a corrente do jogo, foram as "Reggae Girlz" que abriram a vantagem de 1-0 aos 33 minutos, numa cobrança de falta brilhante de Drew Spence de fora da área que encontrou o canto superior da baliza à guarda de Kailen Sheridan.

O golo abalou a equipa canadiana, que começou a atacar com mais intensidade. Ashley Lawrence não conseguiu empatar o jogo quando o seu remate de longa distância foi sensacionalmente desviado por Rebecca Spencer.

Mas a iniciativa canadiana seria recompensada aos 39 minutos, quando Cloe Lacasse, ex-Benfica, restabeleceu a igualdade antes do intervalo. Por fim, um cabeceamento de Jordyn Huitema, aos cinco minutos do segundo tempo, colocou o Canadá na frente, abriram as comemorações que continuaram até o apito final.