FIFA continua sem reconhecer torneio Olímpico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
FIFA continua sem reconhecer torneio Olímpico
Brasil venceu a última edição do torneio olímpico
Brasil venceu a última edição do torneio olímpicoLucas Figueiredo/CBF
O organismo que regula o futebol mundial tornou público o calendário até 2030. Jogos Olímpicos de 2024 não estão inseridos em pausa FIFA e, como tal, não obriga os clubes a libertar os jogadores.

É um problema habitual do torneio olímpico e vai voltar a acontecer em 2024. A prova, marcada para entre 24 de julho e 10 agosto, em Paris, não se encontra entre as pausas internacionais reconhecidas e, como tal, não obriga os clubes a libertar os jogadores para disputar a prova.

Segundo o calendário divulgado pela FIFA, em 2024, as pausas internacionais no futebol masculino vão acontecer entre 18 e 26 de março, 3 e 11 de junho, 14 de junho a 14 de junho (Europeu e Copa América), 2 a 10 de setembro, 7 a 15 de outubro e 11 a 19 de dezembro.

Recorde-se que Portugal vai disputar o apuramento para esta competição no Europeu sub-21, que se joga este verão na Geórgia e Roménia. Só os dois finalistas e o vencedor de um play-off entre os semifinalistas derrotados é que se vão juntar a França no torneio Olímpico, onde só podem constar jogadores sub-23 (existe um limite de três acima desta idade).

No lado feminino, o caso é diferente. A FIFA reconheceu a data como pausa internacional e a prova – disputa-se entre 25 de julho e 10 de agosto – vai obrigar a uma interrupção das competições nacionais.