Luta pelo poder na Champions: a riqueza do xeique contra a fortuna do magnata chinês

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luta pelo poder na Champions: a riqueza do xeique contra a fortuna do magnata chinês
Mansour Bin Zayed tem uma fortuna estimada em 130 mil milhões de euros
Mansour Bin Zayed tem uma fortuna estimada em 130 mil milhões de eurosManchester City
A velha Europa, caldeirão de culturas, epicentro da imigração e ponto de encontro de civilizações, encontrou no futebol o El Dorado para os maiores investidores do mundo. O poder de sedução dos seus clubes de futebol lendários cativou os mega-bilionários, ávidos de reconhecimento mundial através do sucesso desportivo. As nossas ligas tornaram-se uma Meca para muitos dos homens mais ricos e poderosos do mundo. De facto, a Liga dos Campeões, o troféu mais valioso, será disputada por duas equipas concebidas e fabricadas com dinheiro de fora do nosso velho continente.

O xeique Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahayan, nascido nos Emirados Árabes Unidos há 52 anos, é um governante e membro da família real de Abu Dhabi. É proprietário do City Football Group, um conglomerado desportivo que inclui, entre outros, o Manchester City da Premier League inglesa, o Melbourne City FC, da A-League australiana, o New York City FC, da Major League Soccer, o Yokohama F. Marinos da J. League Division 1 e o Montevideo City Torque da Primera División Profesional do Uruguai.

É também membro do conselho de administração da Al Jazeera Sport Company e uma figura política e económica de destaque em toda a Ásia.

O xeque Mansour bin Zayed assumiu o controlo do City em 2008
O xeque Mansour bin Zayed assumiu o controlo do City em 2008@ManCity

É meio-irmão do Xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan, atual Presidente dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Abu Dhabi. É também membro do Conselho Supremo do Petróleo e faz parte do conselho de administração de várias empresas de investimento, incluindo a International Petroleum Investment Company e o Abu Dhabi Investment Council. Mansour detém igualmente participações numa série de empresas comerciais, incluindo a Virgin Galactic e a Sky News Saudi.

Os plantéis mais valiosos do mundo
Os plantéis mais valiosos do mundo@Transfermarkt

Licenciado em ciências políticas nos Estados Unidos e cavaleiro de renome, a sua fortuna está avaliada em 130 mil milhões de euros.

Com duas mulheres e quatro filhos, o seu investimento no futebol, especialmente no Manchester City, é uma das suas paixões. Independentemente de todas as despesas anteriores, o Manchester City é o plantel mais caro do mundo. De acordo com a avaliação do Transfermarkt, o seu valor de mercado ultrapassa os mil milhões de euros, ligeiramente à frente do Chelsea e de Bayern Munique, Arsenal e PSG, que completam o top 5. Curiosamente, a sua estrela, Haaland, que custou 60 milhões, não está entre os cinco jogadores mais caros da equipa, com Grealish (117 milhões) no topo.

Steven Zhang, 31 anos, é o presidente do Inter de Milão.
Steven Zhang, 31 anos, é o presidente do Inter de Milão.@Inter

O Inter Milão, com um plantel avaliado em 534 milhões, é a 14.ª equipa mais cara. O investimento no Inter veio de Jindong Zhang, empresário chinês e fundador do Suning Holdings Group, que decidiu colocar o seu filho, Steven, à frente do clube como presidente. Quando Zhang adquiriu a propriedade do clube e entregou as rédeas ao seu filho, este tinha apenas 26 anos.

O City e o Inter, duas potências económicas, vão disputar a Liga dos Campeões.
O City e o Inter, duas potências económicas, vão disputar a Liga dos Campeões.@Inter

Desde então, com uma injeção de dinheiro substancial mas muito mais modesta do que a do Manchester City, o Inter conquistou cinco títulos: uma Serie A, duas Taças e duas Supertaças de Itália. A fortuna de Zhang está avaliada em 6,5 mil milhões de euros, anos-luz à frente do xeique que detém o City Football Group.

Em Istambul, duas equipas apoiadas por impérios económicos, uma mais poderosa do que a outra, vão defrontar-se na tentativa de conquistar o troféu do rei do futebol europeu que atrai tantos magnatas de todo o mundo.