É preciso dar o desconto: Vitória vence Gil Vicente (1-0) com golo aos 90+3

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
É preciso dar o desconto: Vitória vence Gil Vicente (1-0) com golo aos 90+3
Anderson Silva marcou o golo do triunfo vimaranense aos 90+3 minutos
Anderson Silva marcou o golo do triunfo vimaranense aos 90+3 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O Vitória de Guimarães venceu este domingo o Gil Vicente, por 1-0, na 33.ª jornada do campeonato, e recuperou o quinto lugar do campeonato, que estava à condição na posse do Arouca. Foi do banco que Moreno lançou os protagonistas do golo da vitória, apontado aos 90+3 minutos: Zé Carlos no cruzamento, Anderson Silva na finalização, ambos lançados aos 75 minutos.

Recorde as incidências do jogo

Despedida do D. Afonso Henriques esta temporada, excelente moldura humana no estádio do Vitória de Guimarães, com 22 733 espectadores, e Moreno Teixeira a apresentar duas novidades no onze, com Ibrahima Bamba de regresso, ocupando a vaga de Tounkara, e Bruno Gaspar de início, na ala direita, em vez de Miguel Maga, completando assim 100 jogos oficiais ao serviço dos vimaranenses, tendo sido homenageado antes do início do jogo pela marca redonda alcançada.

Do lado do Gil Vicente, Daniel Sousa mudou três dos quatro defesas, com Zé Carlos, Né e Henrique Gomes a titulares, bem como Vítor Carvalho e Aburjania, igualmente, de regresso à equipa inicial.

Onzes e notas finais de Vitória e Gil Vicente
Onzes e notas finais de Vitória e Gil VicenteFlashscore

Ocasiões não faltaram

O Vitória começou ao ataque e, já depois da tentativa de Tiago Silva, aos oito minutos, defendida por Andrew, foi Jota Silva, aos 10', a criar a primeira grande ocasião de golo, com um remate ao poste, já de ângulo apertado.

Tentou responder o Gil Vicente, com dois remates de Bilel, ambos desviados: aos 16' saiu por cima, aos 17' ao lado da baliza de Bruno Varela.

Aos 19' seria novamente Jota Silva em evidência, rematando mesmo para o fundo da baliza mas num lance que já tinha sido invalidado por fora de jogo. Aos 27 minutos foi Andrew, por duas vezes, em evidência, negando o golo a Jota e a recarga a Tiago Silva.

Uma, duas e... três lesões

E à meia hora, depois das primeiras queixas, Bruno Gaspar, num jogo especial, teve mesmo de ser substituído, com Miguel Maga a ser lançado por Moreno aos 32 minutos.

Aos 34 minutos a primeira intervenção de Maga no jogo, com um cruzamento para André Silva cabecear ao lado. Seria o fim de linha para mais um jogador do Vitória: Afonso Freitas, igualmente lesionado, deu o lugar a Nélson da Luz, aos 34 minutos. Moreno Teixeira ficava sem os dois laterais lançados a titular.

Tiago Silva também se queixou das costas, temia-se a terceira alteração forçada, mas o médio continuou mesmo em campo até ao intervalo de uma primeira parte dominada quase por completo pelos vimaranenses.

O domínio do Vitória nos números da primeira parte
O domínio do Vitória nos números da primeira parteOpta by Stats Perform

Interessante, sim, mas menos emocionante

Para a segunda parte Tiago Silva saiu mesmo, entrando Dani Silva para o seu lugar. Bem mais equilibrado, com menos aproximações à baliza, só aos 65 minutos o Vitória construiu uma boa ocasião, com Johnston, pela esquerda, a cruzar para um remate muito desenquadrado de André Silva. Antes, aos 63', num livre direto, Murilo serviu Vítor Carvalho para um remate ao lado da baliza de Varela.

O Vitória continuou em busca do golo que desse a vitória na despedida do D. Afonso Henriques e, claro, o regresso ao quinto lugar. Aos 71 minutos Miguel Maga tirou novo cruzamento mas Anderson, na área, cabeceou ao lado.

Dez minutos depois foi Boselli, do Gil Vicente, a rematar à meia volta mas por cima da baliza vimaranense, antes de Anderson, aos 88 minutos, ter ficado na cara de Andrew mas permitido a defesa ao guarda-redes brasileiro. Grande defesa do guardião, num lance de insistência já dentro da pequena área do Gil Vicente.

No banco estava a fortuna

Moreno Teixeira foi obrigado a mexer na primeira parte, devido a lesões, ficou mais condicionado para refrescar a equipa na segunda, mas nem por isso deixou de acertar em cheio. No terceiro dos 11 minutos de compensação dados pelo árbitro Manuel Mota, Anderson Silva, avançado brasileiro que tinha saído do banco aos 75 minutos, desviou da melhor forma um cruzamento de Zé Carlos, lateral que entrou igualmente aos 75 minutos, para o lugar de Tomás Handel, batendo Andrew e provocando uma enorme explosão de alegria no D. Afonso Henriques.

Com este triunfo, o quarto consecutivo no campeonato, o Vitória de Guimarães recupera o quinto lugar na tabela, que tinha sido ocupado à condição pelo Arouca, somando agora 53 pontos contra os 51 dos lobos. Já o Gil Vicente mantém os 34 pontos, ocupando agora o 14.º lugar da classificação.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Anderson Silva (V. Guimarães)

Anderson Silva saltou do banco para dar a vitória
Anderson Silva saltou do banco para dar a vitóriaOpta by Stats Perform/Vitória SC