Até ao fim: Arsenal não desiste do título com vitória difícil em casa do Newcastle (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Até ao fim: Arsenal não desiste do título com vitória difícil em casa do Newcastle (0-2)
Odegaard (direita) abriu o marcador com um remate de fora de área
Odegaard (direita) abriu o marcador com um remate de fora de áreaAFP/Opta by Stats Perform
O Arsenal venceu este domingo no terreno do terceiro classificado Newcastle por 0-2 num grande jogo de futebol e reduziu, à condição, para um ponto a vantagem do City no topo da tabela da Premier League. Odegaard inaugurou o marcador na primeira parte e Schar marcou na própria baliza no segundo tempo.

Recorde aqui as incidências do encontro

O duelo escaldante entre segundo e terceiro classificado começou a todo vapor: Callum Wilson rematou ao poste, logo aos dois minutos, e pouco depois o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Newcastle por mão de Ben White, revertendo a decisão depois de consultar o monitor do VAR.

O Arsenal não desperdiçou a segunda vida e na primeira vez que visou a baliza de Nick Pope chegou à vantagem. Jorginho simulou o passe para o flanco e deu a Odegaard que, com espaço ainda fora de área, rematou forte e rasteiro por entre uma floresta de pernas para bater o guarda-redes inglês. 

Os Gunners cresceram na partida com o tento inaugural e somaram oportunidades para dilatar a vantagem, mas Pope mostrou-se seguro na baliza ao negar Martinelli, Odegaard e ainda Saka, que surgiu isolado, mas rematou à figura. 

Inspirado pelo que fazia o adversário, pouco depois foi a vez de Ramsdale brilhar entre os postes londrinos ao travar o cabeceamento de Fabian Schar e, a seguir, foi lesto a sair a um cruzamento de Murphy e impedir a finalização de Isak. Estava um jogo de loucos no St. James Park e quando não havia ocasiões de golo, a agressividade das equipas vinha ao de cima.

No seguimento de uma grande confusão nos descontos da primeira parte, Odegaard surgiu em ótima posição para fazer o bis, mas Pope negou o norueguês com uma grande defesa com o joelho. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

A segunda parte começou como a primeira: melhor entrada dos Magpies e bola ao ferro, desta vez com Isak a cabecear ao poste depois de uma grande jogada de Jacob Murphy, logo a seguir foi Schar, novamente, a testar os reflexos de Ramsdale. O defesa suíço estava numa tarde azarada, não marcou na baliza certa, acabou por fazê-lo na errada.

Numa altura em que os duelos físicos e a agressividade se voltavam a acentuar, com entradas no limite do aceitável, o Arsenal saiu em contra-ataque pelo lado esquerdo, Martinelli tomou conta do lance, entrou na área, ganhou a linha de fundo e fez o cruzamento atrasado que levou Schar a desviar o esférico para a própria baliza, aos 71 minutos.

Foi um murro no estômago para as aspirações do Newcastle que muito procurou o empate. Arteta aproveitou para colocar o jogo no congelador e dar mais minutos de jogo a Nketiah e a Reiss Nelson, com Fábio Vieira a ficar no banco. 

Homem do jogo Flashscore: Martin Odegaard (Arsenal).

Já começa a ser um hábito a escolha do norueguês como melhor em campo
Já começa a ser um hábito a escolha do norueguês como melhor em campoOpta by Stats Perform