Três pontos de discussão de um fim de semana dramático na Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Três pontos de discussão de um fim de semana dramático na Premier League
Guardiola e o Manchester City são os grandes vencedores deste fim de semana
Guardiola e o Manchester City são os grandes vencedores deste fim de semanaProfimedia
O Manchester City foi o grande vencedor do fim de semana da Premier League, com as derrotas surpreendentes do Arsenal e do Liverpool a colocarem os atuais campeões a caminho da história.

Nunca nenhuma equipa conquistou quatro títulos consecutivos da primeira divisão inglesa, mas o City está a aproximar-se desse feito depois de uma vitória por 5-1 sobre o Luton, que o colocou dois pontos à frente dos seus rivais pelo título, a seis jornadas do fim.

A vitória do Aston Villa por 2-0 sobre o Arsenal também teve consequências importantes na luta pela Liga dos Campeões da próxima temporada, já que ficaram três pontos à frente do Tottenham, que foi goleado por 0-4 pelo Newcastle.

A fortaleza de Anfield desmorona

O Liverpool não sofria uma derrota em Anfield há 14 meses, mas agora está a lamber as feridas depois de duas derrotas em quatro dias, o que deixou a temporada em risco de fracassar.

O capitão Virgil van Dijk disse que a vitória da Atalanta por 3-0 na Liga Europa na quinta-feira "doeu", mas a vitória do Crystal Palace por 1-0 pode doer ainda mais, dado o contexto de uma corrida pelo título finamente equilibrada.

O regresso de Alisson não foi suficiente para o Liverpool
O regresso de Alisson não foi suficiente para o LiverpoolAFP

Há uma semana, o destino do título estava nas mãos do Liverpool, mas agora o clube venceu apenas três vezes em oito jogos em todas as competições, enquanto um plantel cansado aproxima-se da linha de chegada.

Os homens de Jurgen Klopp desafiaram as expectativas durante uma crise de lesões nos primeiros meses de 2024, para ganhar a Taça da Liga e continuar na luta por três outros troféus.

Mas a busca pelo tetracampeonato já passou há muito tempo e o que era para ser uma despedida digna de Klopp está a desfazer-se rapidamente.

Emery vinga-se do Arsenal

Unai Emery fez seu primeiro regresso a um Emirates completo desde que foi demitido como treinador do Arsenal em 2019 e pode acabar prolongando a espera de 20 anos dos Gunners para ganhar o título.

O Aston Villa de Emery fez a dobradinha sobre os homens de Mikel Arteta esta temporada e produziu um desempenho maduro fora de casa, do qual o espanhol se orgulhava com razão.

Os visitantes tiveram de contar com a sorte durante uma ofensiva do Arsenal na primeira parte, mas assumiram o controlo na segunda e marcaram no final por Leon Bailey e Ollie Watkins.

Jogadores do Aston Villa comemoram no Emirates
Jogadores do Aston Villa comemoram no EmiratesAFP

Tetracampeão da Liga Europa, Emery também tem o Aston Villa no caminho certo para conquistar o seu primeiro troféu em 28 anos, já que lidera o Lille por 2-1 após o jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

Além disso, o campeão europeu de 1982 está prestes a voltar ao topo da Europa pela primeira vez desde que a competição foi rebatizada de Liga dos Campeões.

Isak: "O projeto do Newcastle é valioso"

Alexander Isak está a aproximar-se de Erling Haaland na corrida pela Bota de Ouro, depois de o avançado sueco ter marcado dois golos contra o Tottenham.

Com 17 golos em 24 jogos na Premier League esta época, Isak está a começar a concretizar o potencial que levou o Newcastle a pagar 78 milhões de euros à Real Sociedad pela sua contratação, há menos de dois anos.

As lesões por vezes atrapalharam o seu progresso no St. James' Park, mas aos 24 anos está agora a tornar-se um talento de classe mundial.

O diretor executivo do Newcastle, Darren Eales, admitiu que os Magpies podem ter que vender um ativo de primeira linha para investir mais no plantel, devido às pressões para cumprir as regras de sustentabilidade financeira da Premier League.

Mas Eddie Howe está convencido de que isso não significa deixar Isak ir embora, mesmo que haja rumores de que clubes como Arsenal e Manchester United estejam interessados no avançado.

"Estamos a tentar construir uma equipa", disse Howe.

"Estamos a tentar fazer crescer tudo e, para o fazer o mais rápida e eficientemente possível, é preciso manter os melhores jogadores", alertou.