Gianluca Vialli: os golos bonitos que enriqueceram a história do futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gianluca Vialli: os golos bonitos que enriqueceram a história do futebol

Gianluca Vialli venceu a Liga dos Campeões como capitão da Juventus, em 1995/1996
Gianluca Vialli venceu a Liga dos Campeões como capitão da Juventus, em 1995/1996Profimedia
Gianluca Vialli foi um campeão absoluto, que fez a diferença nas equipas onde jogou. Sampdoria, Juventus e Chelsea foram os clubes da sua vida, mas também brilhou com a camisola da seleção italiana.

É difícil escolher qual o momento mais bonito da carreira de Gianluca Vialli. O antigo avançado italiano conseguiu conquistar, não só os adeptos das suas equipas, mas também os dos adversários, sobretudo graças aos seus golos acrobáticos, como aquele que marcou, pela Juventus, diante da Cremonese, equipa da sua cidade natal: um fabuloso pontapé de bicicleta.

Há alguns anos, foi o próprio Vialli quem escolheu, para o canal oficial da Sampdoria, os melhores golos e momentos com o blucerchiati. No topo da lista estava, claro, o golo ao Inter Milão, que colocou o selo no histórico scudetto conquistado pelos genoveses, em 1990/1991.

Na época seguinte, em 1991/1992, apenas o Barcelona privou Vialli do céu: ganhar a Taça dos Campeões Europeus. A vingança chegou cinco anos mais tarde, ao serviço da Juventus e envergando a braçadeira de capitão. Entre os troféus internacionais no seu palmarés, Vialli venceu também uma Taça das Taças pelo Chelsea.

Não pode ser esquecido, obviamente, o trajeto de Vialli pela seleção italiana. O primeiro dos seus 16 golos pela azzurra foi marcado a 24 de janeiro de 1987, em Bérgamo, contra Malta, num jogo de qualificação para o Campeonato da Europa de 1988, que terminou com a derrota da Itália, nas meias-finais, diante da URSS. E é precisamente um título com a Itália que ficou a faltar no armário de troféus de Gianluca Vialli.