Grécia está pronta a ajudar a garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grécia está pronta a ajudar a garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Paris
Grécia está pronta a contribuir para a segurança dos Jogos Olímpicos.
Grécia está pronta a contribuir para a segurança dos Jogos Olímpicos. AFP
A Grécia está pronta a ajudar a garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Paris, anunciou o Governo grego na quinta-feira, depois de os meios de comunicação social terem afirmado que a França tinha pedido mísseis terra-ar.

"Se os nossos aliados pedirem uma contribuição específica que não afete a capacidade defensiva do país, durante um período específico, neste caso os Jogos Olímpicos, isso será feito", disse o porta-voz do Governo grego, Pavlos Marinakis.

O diário Kathimerini noticiou, na quinta-feira, que as autoridades francesas tinham feito um pedido oficial do sistema de mísseis terra-ar de curto alcance Crotale para proteger os Jogos Olímpicos, que se realizarão em julho e agosto.

"Fontes francesas bem informadas dizem que, embora Paris tencione fornecer sistemas antiaéreos à Ucrânia, (a França) precisa da ajuda dos seus aliados para garantir a defesa antiaérea das infraestruturas essenciais da capital", escreveu este jornal.

A força aérea grega adquiriu um sistema Crotale de fabrico francês em 2003.

O Financial Times noticiou esta semana que a Grécia estava também sob pressão dos seus aliados da UE e da NATO para fornecer sistemas de defesa aérea Patriot e S-300 (de fabrico soviético) à Ucrânia, que luta contra as forças russas há dois anos.