Fórmula 1: Análise da pista do Circuito de Jeddah Corniche

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Análise da pista do Circuito de Jeddah Corniche
Um retrato do Circuito de Jeddah Corniche.
Um retrato do Circuito de Jeddah Corniche.Profimedia
Todos os anos, a Fórmula 1 proporciona emoção e fascínio aos fãs das corridas em todo o mundo. O calendário da Fórmula 1 de 2024 inclui um novo número recorde de corridas - com 24 paragens em todo o mundo. A época abre com o Grande Prémio do Bahrain, a 2 de março, e culmina com o final da época em Abu Dhabi, a 8 de dezembro. O calendário abrange um total de 21 países em cinco continentes, incluindo circuitos clássicos como Silverstone e Suzuka, mas também circuitos mais recentes como Jeddah e Las Vegas - uma seleção que oferece aos pilotos e fãs muita variedade ao longo da época. Para o segundo Grande Prémio da temporada de Fórmula 1 de 2024, a comitiva da Fórmula 1 fará uma paragem na Arábia Saudita. Analisámos mais de perto a pista - o Jeddah Corniche Circuit - para si.

Com a introdução da nova pista de corrida na Arábia Saudita em 2021, a Fórmula 1 foi expandida para incluir outro circuito espetacular. O circuito está localizado na cidade de Jeddah, que está situada na costa do Mar Vermelho e é também o homónimo do circuito. O Circuito Corniche de Jeddah.

Circuito urbano mais rápido do mundo

O Circuito Corniche de Jeddah causou furor no mundo dos desportos motorizados. Com uma extensão de 6,175 quilómetros, é o circuito de rua mais longo do mundo. O circuito é composto por 27 curvas, algumas das quais se encontram entre as curvas mais rápidas do calendário de corridas. O traçado do circuito, que foi concebido pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, é extremamente exigente e requer um elevado nível de desempenho dos pilotos e dos seus veículos. As longas rectas alternam com muitas curvas rápidas, mas o programa também inclui curvas apertadas e curvas em S, que oferecem grandes desafios aos pilotos. Com uma velocidade média de pouco menos de 253 km/h, o circuito de rua é considerado o mais rápido do seu género e é o circuito com a velocidade média mais elevada a seguir a Monza. O recorde de velocidade máxima é detido desde o ano passado por Sergio Perez (Red Bull) com 335,1 km/h.

A pista é a mais estreita do calendário de corridas. Em combinação com as velocidades médias extremamente elevadas, o risco de acidentes aumenta significativamente. Os erros não são tão facilmente perdoados como em pistas com grandes áreas de escape e normalmente terminam em choques contra o muro.

Um dos maiores desafios da pista é a infame curva 21, conhecida como a curva da "meia-lua". Esta curva será mais uma vez um dos pontos fulcrais da corrida deste ano, uma vez que é muito difícil de dominar. Requer uma velocidade elevada e uma técnica de condução precisa para a dominar sem problemas. No entanto, a última curva - onde Max Verstappen teve um acidente na qualificação em 2021 - também foi extremamente difícil de dominar a alta velocidade. Com base nesta experiência, a saída da curva foi alargada de dez para doze metros no ano passado. O complexo estreito das curvas 2 e 3, que provocou uma bandeira vermelha no ano passado, também foi atenuado de alguma forma, deslocando o limite da pista no interior para trás, para melhorar a visibilidade. Além disso, as paredes de betão receberam uma superfície lisa para que os carros não fiquem presos na parede de betão em caso de impacto. A conceção da pista tem por objetivo ajudar a minimizar o risco de acidentes. Entre outras coisas, existe uma zona tampão maior entre as barreiras de proteção para minimizar o risco de segurança.

O circuito de Jeddah Corniche à noite
O circuito de Jeddah Corniche à noiteProfimedia

Teste de resistência para pilotos e equipamento

Apesar das medidas de mitigação, o Circuito Corniche de Jeddah. erá um teste de resistência de 50 voltas para pilotos e equipamento. Devido ao traçado da pista e à extensão do circuito, é inevitável que os pneus sejam sujeitos a um grande esforço, especialmente nas curvas rápidas. Por conseguinte, serão utilizadas diferentes estratégias de paragem nas boxes. No entanto, a construção apertada do circuito também oferece aos pilotos a oportunidade de atingirem velocidades de curva mais rápidas e uma melhor aceleração com muita aderência.

Todo o circuito foi concebido de uma forma extremamente atractiva e oferece vistas impressionantes sobre o Mar Vermelho como um destaque adicional. Como caraterística especial, as sessões de treino decorrem à luz do dia, enquanto a qualificação e a corrida se realizam à noite numa pista iluminada.

Sergion Perez detém o recorde de velocidade máxima no Red Bull
Sergion Perez detém o recorde de velocidade máxima no Red BullProfimedia

Autódromo de Fórmula 1 como motor turístico e económico

Ao contrário das pistas de corrida tradicionais, como Hockenheimring ou Spa, o circuito de Fórmula 1 da Arábia Saudita inscreve-se numa iniciativa mais vasta do país para promover o turismo e diversificar a economia. O país quer também afirmar-se como um ator importante no desporto automóvel. O Reino já acolheu uma série de grandes eventos desportivos motorizados, incluindo o Rali Dakar e o Diriyah E-Prix.