Rúben Amorim: “É um momento importante na nossa época”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rúben Amorim: “É um momento importante na nossa época”
Rúben Amorim quer a equipa a manter a sequência de vitórias
Rúben Amorim quer a equipa a manter a sequência de vitóriasSporting CP
O treinador do Sporting assumiu a importância de conseguir a quarta vitória consecutiva, lembrando que falhou noutros momentos da temporada. Elogios aos jovens da Youth League a e a situação financeira do clube foram outros momentos em discussão.

O Sporting visita o Portimonense na 23.ª jornada da Liga. Em caso de triunfo, os leões chegam à quarta vitória consecutiva em todas as competições, algo que só conseguiram por duas vezes esta época. Uma situação que Rúben Amorim frisou como importante.

A sequência de três vitorias num clube grande não é nada de especial, mas torna-se importante pelo momento em que estamos. Vamos começar outra com mais cuidado e muito trabalho tático para um Portimonense que muda muito, com o míster Paulo Sérgio a fazer um trabalho extraordinário. É um jogo importante, um momento importante da nossa época, para manter a sequência e vitórias. Estamos pressionados desde o inicio, porque estamos atrás, até dá alguma ansiedade a toda a hora para vencer os jogos rapidamente. A preparação foi igual, frente a uma equipa que vai apostar nas transições e bolas paradas, sabendo que é mais um momento importante da época. E preparar jogos com vitórias é diferente”, atirou, falando também da aproximação aos rivais: “Mesmo fazendo o nosso trabalho se os outros não fazerem pontos não conseguimos chegar a esses lugares. Nas segundas voltas é mais complicado, toda a gente precisa de pontos. Não precisamos de mais motivação ,estamos num lugar abaixo do que devemos estar, mas tem de ser um estimulo para nós. É mais um dos momentos como foi Boavista e o Arouca em que nos ter ganho e não conseguimos. Há que ter noção disso e encarar o jogo”.

Pode ouvir o relato na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato na aplicação ou no siteFlashscore

Falando de eventuais poupanças, Rúben Amorim referiu que vai apostar no melhor onze.

“Não poupamos jogadores, fazemos rotatividade porque temos jogadores de qualidade, os jogos são diferentes e metemos os que achamos que ajudam a vencer o jogo. Também é bom ter esses jogadores extra para mexer com a partida, aliás às vezes são quase tão importantes como os que jogam de início”, disse, falando ainda de Francisco Trincão que esteve em destaque no último jogo: “O Francisco Trincão, da mesma maneira como jogam mal e eu estou aqui a defender, agora é o outro lado. Na primeira parte não teve muita bola, na segunda parte teve, marcou um golo, desbloqueou e fez jogadas que chamaram mais a atenção. Eu olho para o global. Já o fiz com vários jogadores porque cada jogo tem a sua história e vamos mudando com isso. Não ganhou na semana passada o direito a jogar a titular, é durante toda a semana. Por isso, não é garantido que seja titular”.

Estado da Nação

Esta semana ficou marcado pelos Relatórios e Contas relativos ao primeiro semestre da temporada. O Sporting foi o único dos chamados três grandes a apresentar resultados positivos e Rúben Amorim comentou os números.

Nós podemos olhar para as coisas com copo meio cheio ou meio vazio. Não conseguimos uma época o nível que pretendíamos e não foi só culpa das saídas, mas o clube está mais estável, tem melhores condições financeiras, está preparado para enfrentar os desafios do futuro e o treinador tem de fazer o trabalho. Estamos todos do mesmo lado e há que continuar a olhar para a frente”, atirou, recusando dizer se é um sinal que vai conseguir manter todos os jogadores na próxima época: “Não quero estar a dizer o que vai ou não vai acontecer. O principal ponto é o treinador manter-se aqui”.

Contudo, o treinador leonino reconheceu que a próxima época já está a ser preparada, com dois cenários em mente: a presença, ou ausência da Liga dos Campeões.

Sabemos das dificuldades, ir à Liga dos Campeões é dinheiro que entra, mas já algum tempo que estamos a fazer esse planeamento. Os resultados foram muito bons e o dinheiro do Porro ainda não entrou. Toda a gente do clube vai fazer o trabalho para ter a melhor equipa possível. Perdemos quatro titulares este ano e temos de nos antecipar a preparar a época porque não temos as mesmas condições dos outros, sabendo que temos de ter um plano A e um plano B”, atirou.

Elogios aos mais novos

Espectador atento, Rúben Amorim felicitou também os juniores pelo apuramento para os quartos de final da Youth League.

Parabéns a toda a gente na formação. Temos de melhorar de ao para ano, mas a equipa mostrou um nível muito alto, é bom ver que os miúdos estão bem e que jogadores com o Chermiti podiam estar ali, mas já estão no num nível mais alto. Além disso, gostei de ver o empenho do Mateus Fernandes, Fatawu e Gonçalo Esteves, a forma como jogam ali, num nível abaixo, depois de já o terem feito pela equipa principal, porque sabem que a oportunidade pode acontecer a qualquer momento”, atirou, falando de Fatawu que foi a estrela do jogo: “Fatawu melhorou taticamente, está a fazer esse caminho, a forma como rematou e fez os golos, como pensou antes de rematar, nota-se crescimento. Vejo a evolução normal de um jogador que tem muito talento, mas com a cautela de que a Youth League é um mundo à parte”.

Quem também esteve em Alcochete, foi Roberto Martínez, novo selecionador de Portugal.

Trocamos duas ou três palavras sobre os jogadores do Sporting. Também o fará com outros treinadores, eu dei a minha opinião, meto sempre uma cunha por todos os meus jogadores. A coisa boa é que há pessoas que chegamos ao pé e falamos dois minutos e gostamos, foi o que aconteceu. Desejo-lhe a melhor sorte, irá cometer erros, fazer coisas boas, mas estamos todos com ele para ter uma seleção forte”, concluiu.