Duas estreias entre 13 lobos do Mundial na visita de Portugal à Bélgica

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duas estreias entre 13 lobos do Mundial na visita de Portugal à Bélgica
Duas estreias entre 13 lobos do Mundial na visita de Portugal à Bélgica
Duas estreias entre 13 lobos do Mundial na visita de Portugal à BélgicaProfimedia
Os estreantes Luca Begic e Hugo Aubry são as únicas novidades no quinze titular da seleção portuguesa de râguebi para a visita à Bélgica, que inclui 13 jogadores que participaram no último Mundial, anunciou esta quinta-feira a Federação.

O encontro da primeira jornada do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), em Mons, é o primeiro dos lobos após o França-2023 e a equipa técnica liderada pelo consultor da World Rugby Daniel Hourcade vai fazer alinhar de início todos os sobreviventes da competição que integram a convocatória.

As exceções são Begic, talonador de 23 anos que alinha no Chambéry, da Nationale 1 (terceiro escalão francês), e Aubry, médio de abertura de 21 anos, do Rouen, atual último classificado da Pro D2 (segundo escalão profissional de França).

A visita aos diabos vermelhos pode, no entanto, representar a estreia absoluta nos lobos, que viajaram esta quinta-feira para Mons, para mais cinco jogadores que vão estar no banco de suplentes ao lado de Cody Thomas (pilar, uma internacionalização), Vasco Baptista (terceira linha, cinco) e José Rodrigues (médio de abertura, cinco).

Tratam-se de Pedro Vicente (talonador 21 anos, Agronomia), Abel da Cunha (pilar, 22 anos, Albi), André Cunha (segunda linha, 19 anos, Belenenses), Hugo Camacho (médio de formação, 19 anos, Bayonne) e José Paiva dos Santos (ponta, 22 anos, Belenenses).

Portugal embalado pela campanha no Mundial
Portugal embalado pela campanha no MundialProfimedia

Estreias à parte, a equipa técnica coloca em campo todos os jogadores mais experientes e Portugal vai jogar com pack avançado composto (de 1 a 8) por António Machado Santos, Luka Begic, Diogo Hasse Ferreira, Manuel Picão, Martim Bello, David Wallis, Nicolas Martins e João Granate.

Pedro Lucas (9) e Hugo Aubry (10) são os médios que fazem a ligação às linhas atrasadas, preenchidas por Manuel Cardoso Pinto (11), Tomás Appleton (12), Rodrigo Marta (13), Raffaele Storti (14) e Simão Bento (15).

Portugal vista a Bélgica no sábado, no Stade Charles Tondreau, em Mons, em encontro da primeira jornada do Grupo B do REC24, com início previsto para as 19:00 (hora de Lisboa) e arbitragem do georgiano Saba Abulashvili.

O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu de seleções, com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada.

O antigo torneio das Seis Nações B, disputado por oito seleções desde 2023, disputa-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.

Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11), seleção que domina o historial da competição com 15 títulos em 21 edições.