Selecionador de râguebi define encontro com Roménia como "chave" do Europeu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Selecionador de râguebi define encontro com Roménia como "chave" do Europeu
Portugal defronta a Roménia no domingo, no Estádio do Restelo
Portugal defronta a Roménia no domingo, no Estádio do ResteloFederação Portuguesa de Rugby
O encontro da seleção portuguesa de râguebi com a Roménia, domingo, é a "chave" do Europe Championship 2023 no atual formato da competição, definiu o selecionador de Portugal, Patrice Lagisquet, em declarações à agência Lusa.

"Para nós é o jogo chave porque, vencendo, podemos disputar a meia-final em casa e ter uma boa oportunidade de nos qualificarmos para a final. Neste novo formato (do Europeu), é o jogo chave", reiterou o treinador francês.

Portugal e Roménia, com duas vitórias nos dois primeiros encontros do Grupo B, já estão apurados para as meias-finais, mas disputam, no Estádio do Restelo, o primeiro lugar, que confere o direito de jogar essa eliminatória em casa, frente ao segundo classificado do Grupo A.

Nos últimos dois anos, Portugal perdeu os dois encontros de qualificação para o Mundial com os carvalhos (28-27 em Lisboa e 37-27 em Bucareste), mas o selecionador acredita que, desta vez, tem as armas necessárias para vencer.

"Temos de ser mais consistentes e mostrar o mesmo que no Dubai, ter mais força mental para controlar o final do jogo ou, se não o pudermos controlar, ter forças para aguentar o jogo e tomar as decisões certas, como no final do jogo com os Estados Unidos (na repescagem para o Mundial)", apontou Lagisquet.

Para o técnico, "na primeira derrota" sofrida com os romenos, Portugal fez "o mais difícil, que era perder", cometendo "uma série de erros incrível" depois de estar a vencer por 27-14, enquanto no ano passado houve falta de profundidade "nas opções para as primeiras linhas".

Este ano, mesmo tendo visto o talonador Mike Tadjer e o médio de formação Samuel Marques regressarem aos seus clubes, após a última vitória, na Polónia, Lagisquet acredita que Portugal está "mais forte" do que nos jogos anteriores.

Acomapanhe o encontro aqui.

"Estamos melhores, aprendemos e melhorámos muito deste então. É verdade que faltam jogadores importantes, mas temos bons jogadores que podem vencer a Roménia. A equipa tem de mostrar que tem mais capacidades do que no passado", apontou o 'Express de Bayonne'.

De fora fica, também, o capitão Tomás Appleton, que se lesionou no joelho direito no final do encontro com a Polónia e não tem, ainda, uma data prevista para o regresso.

"Ainda terá de fazer mais exames. Não sei se recupera para a meia-final e a final, mas não vamos arriscar nada! Está fora deste jogo, mas o José Lima, que era para ter regressado ao clube, também ficou. Também temos o Pedro Bettencourt de volta. O Raffaele Storti também veio. Continuamos bem servidos nas linhas de três quartos", explicou Lagisquet.

Portugal defronta a Roménia no domingo, no Estádio do Restelo, num encontro da terceira jornada do Europe Championship 2023 que irá definir o vencedor do Grupo B.

O primeiro classificado jogará as meias-finais em casa, em 04 ou 05 de março, frente ao segundo classificado do Grupo A, no qual Geórgia e Espanha também já estão apuradas e decidem no sábado, em Torrelavega, o vencedor da poule.