Open da Austrália: Djokovic domina Mannarino e avança para os quartos de final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Open da Austrália: Djokovic domina Mannarino e avança para os quartos de final
Novak Djokovic está a tentar conquistar o 11.º título do Open da Austrália
Novak Djokovic está a tentar conquistar o 11.º título do Open da AustráliaAFP
A marcha implacável de Novak Djokovic em direção a um recorde de 25.º título do Grand Slam ganhou ritmo no domingo, quando ele superou o 20.º cabeça de série Adrian Mannarino para chegar aos quartos de final do Open da Austrália.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O sérvio fez uma grande exibição sobre o adversário francês na Rod Laver Arena, vencendo por 6-0, 6-0, 6-3 e sublinhando o seu estatuto de favorito ao 11.º título em Melbourne Park.

"Queria mesmo perder aquele jogo no terceiro set porque a tensão estava a aumentar muito no estádio", brincou, referindo-se à possibilidade de vencer sem perder um jogo: "Só precisava de tirar isso do caminho e voltar a concentrar-me".

O número um do mundo está nos oitavos de final de um Grand Slam pela 58.ª vez, igualando o recorde masculino de Roger Federer, que mantém um controlo férreo sobre o jogo. Já venceu 32 partidas consecutivas no Open da Austrália, e não sente o gosto da derrota desde que perdeu para o sul-coreano Chung Hyeon em 2018. Recorde-se que 10 vezes campeão não competiu em 2022 devido ao seu estado de vacinação contra o coronavírus.

Mannarino, cujas três partidas iniciais foram todas para cinco sets, desfrutou de um ressurgimento no final da carreira, ganhando três títulos no ano passado, em Newport, Astana e Sofia, mas não conseguiu sobreviver ao dominador sérvio.

Djokovic evitou dois break points no jogo de abertura antes de quebrar para uma vantagem de 2-0. Repetiu a proeza mais duas vezes numa atuação absolutamente dominante, que foi jogada debaixo do tecto fechado devido a um aguaceiro, ganhando 28 pontos contra 12 do seu adversário.

Mannarino também não conseguiu entrar no segundo set e foi quebrado mais três vezes, enquanto Djokovic ameaçava chegar à vitória sem perder um único jogo. O francês travou brevemente a investida de Djokovic, segurando o serviço por três vezes no terceiro set, mas isso apenas atrasou o inevitável, já que o cabeça de série serviu para o jogo.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Djokovic, de 36 anos, começou a sua campanha no Open da Austrália de 2024 de forma lenta, lutando contra um vírus e perdendo sets nos seus dois primeiros jogos, mas o nível subiu desde então.

O sérvio, um ano mais velho do que o seu adversário, disse que tinha jogado "muito bem do primeiro ao último ponto".

"Os últimos dois dias têm sido muito bons", acrescentou: "Está a ir numa direção positiva".

Djokovic vai defrontar o americano Taylor Fritz, 12.º cabeça de série, por um lugar nas meias-finais.