Lakers abatem os campeões e Heat conseguem apuramento histórico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lakers abatem os campeões e Heat conseguem apuramento histórico
LeBron James arma o lançamento perante a defesa de Curry
LeBron James arma o lançamento perante a defesa de CurryAFP
Em casa, a equipa de Los Angeles não desperdiçou a oportunidade e três anos depois volta a chegar à final da Conferência Oeste da NBA, naquela que foi a primeira derrota de Steve Kerr numa série de play-offs que não a decisão do título. Heat continuam a surpreender e conseguem algo que nenhuma equipa tinha feito no século XXI.

Quando há seis meses os Los Angeles Lakers começaram a época com duas vitórias nos primeiros 12 jogos, poucos imaginariam este cenário. Na madrugada deste sábado, o conjunto da Califórnia venceu de forma enfática os Golden State Warriors (122-101) e eliminou os atuais detentores do título dos play-offs da NBA.

Um triunfo assente nas duas grandes estrelas da equipa: LeBron James (30 pontos, nove ressaltos e nove assistências) e Anthony Davis (17 pontos e 20 ressaltos). Sendo que a eles juntou-se uma estrela improvável, com Austin Reaves (23 pontos) a ficar com o ponto alto da partida – um lançamento do meio-campo, ao intervalo, que fez levantar a Crypto.com Arena.

Foi um dos melhores jogos que fizemos nesta série e na temporada. Defendemos a um nível muito alto e quando conseguimos fazer isso, podemos ser muito bons. Foram os 48 minuos mais focados”, explicou LeBron James, porta-voz de uns Lakers que não perderam nenhum dos períodos no que toca à pontuação.

Reveja aqui as principais incidências da partida

No lado dos Warriors, Stephen Curry (32 pontos, mas só quatro dos 14 triplos tentados) foi o rosto de uma equipa desinspirada que pela primeira vez desde 2014 foi eliminada antes de chegar à final da NBA (jogou seis das últimas oito e nas duas em que falhou foi porque não esteve nos play-offs). Foi, também, o ponto final numa sequência de 28 rondas dos play-offs com pelo menos uma vitória fora de casa.

Segue-se agora um duelo entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets na final da Conferência Oeste. Uma reedição do que aconteceu em 2020, quando os californianos venceram por 4-1 e seguiram para conquistar o título.

Instinto de sobrevivência

Depois de uma época regular aquém das expectativas, de uma inesperada derrota no primeiro jogo do play-in e da entrada em cena no play-off diante dos Milwaukee Bucks, a melhor equipa da fase regular da NBA, os Miami Heat continuam a mostrar uma resiliência acima da média. Desta feita, a equipa da Florida venceu os New York Knicks (96-92) e garantiu um lugar na final da Conferência Este.

É a 10.ª vez em 13 anos que vão disputar o título da conferência, sendo que é a primeira vez que o oitavo classificado (a equipa com pior registo no play-off) consegue chegar a esta fase desde os… Knicks, em 1999.

Jimmy Butler (24 pontos) e Bam Adebayo (23) foram as grandes figuras de uma equipa que teve de lidar com Jalen Brunson em grande forma. O base conseguiu 41 pontos, quase tantos como todos os colegas de equipa (51, sendo que Randle, com 15, é quem se destaca).

É preciso dar-lhes muito mérito. Não jogam como uma equipa que ficou em oitavo lugar. São incríveis e tenho o maior respeito pelos jogadores e a organização, fiquei impressionado pela maneira como lutaram”, desabafou Brunson.

Os Heat ficam agora à espera do vencedor do duelo entre Philadelphia 76ers e Boston para definir o outro finalista do Este.

Reveja aqui as principais incidências da partida