Nuggets dominam Heat no primeiro jogo da final da NBA (104-93)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nuggets dominam Heat no primeiro jogo da final da NBA (104-93)
A final da edição 2022/23 da NBA, disputada à melhor de sete encontros, prossegue no domingo
A final da edição 2022/23 da NBA, disputada à melhor de sete encontros, prossegue no domingoAFP
Os Denver Nuggets mantiveram na quinta-feira a invencibilidade em casa nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), tudo o que precisam para ser campeões, ao baterem os Miami Heat por 104-93, no primeiro jogo da final.

Recorde as incidências do jogo

Os forasteiros, que tinham arrancado triunfos fora nos primeiros jogos com Bucks, Knicks e Celtics, ainda lideraram de início (4-5 e 6-7), mas os anfitriões, impondo-se pela estatura, junto ao cesto, cedo assumiram o comando do encontro e já acabaram o primeiro período com nove pontos à maior (29-20).

A partir daí, os Heat não conseguiram melhor do que colocar-se a seis pontos (39-33), sendo que a primeira parte já terminou com os anfitriões a vencer por 17 (59-42).

No terceiro período, a vantagem chegou a 24 pontos (84-60), seguindo-se um parcial de 14-0 nos Heat – 11-0 no arranque do quarto -, que ainda trouxe alguma emoção (84-74), só que, então, o sérvio Nikola Jokic impôs a sua lei.

Jokic, sempre pronto para o que equipa foi necessitando, terminou o jogo com o habitual triplo duplo - ao somar 27 pontos, com oito em 12 nos tiros de campo, 14 assistências e 10 ressaltos -, tornando-se o primeiro estreante numa final a consegui-lo depois de Jason Kidd, em 2002.

O base Jamal Murray foi igualmente determinante no triunfo dos Nuggets, ao somar 26 pontos, 10 assistências e seis ressaltos, com 11 em 22 nos lançamentos de campo.

Aaron Gordon, com 16 pontos, oito dos quais nos primeiros minutos, a marcar posição, e Michael Porter Jr., com 14 pontos e 13 ressaltos, também estiveram em destaque nos locais, tal como o suplente Bruce Brown, com 10 pontos e cinco ressaltos.

Nos Miami Heat, Bam Adebayo, sempre para atacar a defesa de Jokic, foi o melhor, com 26 pontos, 13 ressaltos e cinco assistências, secundado por Gabe Vincent, com 19 pontos, e pelos suplentes Haywood Highsmith, com 18 pontos, e Kyle Lowry, com 11 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências.

Por seu lado, Jimmy Butler ficou-se por 13 pontos, sete ressaltos e sete assistências, enquanto os atiradores Caleb Martin, Max Strus e Duncan Robinson estiveram desastrados, ao somarem, em conjunto, dois tiros de campo convertidos, em 23 tentados, com destaque para o 0/10 de Strus nos triplos.

A final da edição 2022/23 da NBA, disputada à melhor de sete encontros, prossegue no domingo, de novo em Denver.

Os terceiro e quarto jogos realizam-se quarta-feira e em 09 de junho (sexta-feira), em Miami. Se necessário, o quinto é no dia 12 (segunda-feira), em Denver, o sexto em 15 (quinta-feira), na Florida, e o sétimo, a ‘negra’, em 18 (domingo), de novo no Colorado.