Helmut Marko explica porque é que Alonso não foi para a Red Bull: "Houve conversações"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Helmut Marko explica porque é que Alonso não foi para a Red Bull: "Houve conversações"

Helmut Marko é conselheiro da Red Bull Racing
Helmut Marko é conselheiro da Red Bull RacingGABRIEL BOUYS / AFP
O veterano conselheiro da equipa austríaca disse que juntar o espanhol a Max Verstappen não teria sido a melhor das ideias.

O Grande Prémio do Mónaco começa a aquecer e um dos que se manifestou antes da corrida deste fim de semana no Principado foi Helmut Marko (81 anos), da  Red Bull, que confirmou que houve conversações para contratar Fernando Alonso (42 anos) para 2025, mas que acabaram por ser abandonadas.

Parece que a principal consideração foi o problema de ego que poderia ter surgido dentro da equipa.

"Bem, houve conversações, mas porque para Max um ambiente de trabalho harmonioso é muito importante e penso que provavelmente não teria sido esse o caso com Alonso. Penso que seria muito difícil para uma equipa. Alonso seria o campeão do mundo mais velho da equipa, Max o mais novo, e são gerações diferentes", afirmou.

"Acho que Alonso não faria corridas de simulação ou entraria num simulador num avião logo após um GP. Portanto, são duas personalidades opostas, ambos muito bons pilotos. Mas, quando se trata de saber quem é mais rápido, nenhum deles é muito modesto. Seria muito, muito difícil para uma equipa levar isso numa direção positiva", acrescentou.

Por outro lado, Marko reconheceu que nos seus primeiros passos na Fórmula 1 tentou recrutar o espanhol, mas que ainda era muito cedo.

"Estivemos em diálogo com Alonso nos primeiros anos da Red Bull Racing. Não creio que ele pensasse que éramos capazes de construir carros que pudessem competir para ganhar campeonatos do mundo. E isso não deu certo", disse.

Por fim, não poupou elogios ao piloto da Aston Martin: "Não se pode conseguir tudo na vida, mas depende claramente da personalidade do piloto e, mais uma vez, tiro-lhe o chapéu pelo desempenho incrível que continua a apresentar apesar da sua idade", afirmou.